Jiu-jitsu

Irmãos buscam patrocínio para Mundial em São Paulo

Zé Uel e Rubens Júnior estão em ritmo forte de preparação para o torneio, a ser disputado de 23 a 26 deste mês, no ginásio do Pacaembu

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
Rubens Júnior e Zé Uel no pódio com o técnico Christiano Viana e os pais, Rosana Campelo e Rubens Freitas - Divulgação
Rubens Júnior e Zé Uel no pódio com o técnico Christiano Viana e os pais, Rosana Campelo e Rubens Freitas - Divulgação (Rubens Júnior e Zé Uel no pódio com o técnico Christiano Viana e os pais, Rosana Campelo e Rubens Freitas)

Os irmãos lutadores José Manoel Campelo Silva, o Zé Uel, e Rubens Marcos de Freitas Silva Júnior estão em ritmo forte de preparação para o Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo, a ser disputado de 23 a 26 deste mês no ginásio do Pacaembu, em São Paulo (SP). Medalhistas do Sul-Americano em Belém (PA), integrando a Seleção Maranhense, Zé Uel e Rubens Júnior, atletas da Academia Christiano Viana, estão em busca de patrocínio que os ajude na participação do Mundial.

Zé Uel, de 9 anos, ganhou o direito de disputar o Mundial em São Paulo ao ter sido campeão pan-americano em 2014 e Maranhense neste ano na categoria Infantil B Galo, enquanto Rubens Júnior, de 12 anos, pelo ouro no Norte/Nordeste e no Maranhense deste ano, na categoria Infantil A Galo. Ambos estão treinando com afinco para a competição na capital paulista sob a orientação do mestre Christiano Viana. “Treinamos todos os dias, fisicamente e tecnicamente. É muito puxado”, disse o lutador faixa amarela.

Como parte da preparação para o Mundial, os lutadores disputaram, em junho, no ginásio da Universidade Estadual do Pará (Uepa), em Belém (PA), o Sul-Americano de Jiu-Jitsu Esportivo e não deixaram por menos: subiram ao pódio. Rubens Júnior foi terceiro lugar na categoria Infanto-Juvenil A Galo, e Zé Uel foi prata na categoria Infantil B Galo.

Para Zé Uel, o Sul-Americano foi bastante proveitoso, mesmo lutando apenas uma vez; seus adversários foram desclassificados por estarem acima do peso da categoria. “Minha luta foi muito forte e perdi por pouco”, definiu o lutador, campeão pan-americano em 2014, bicampeão maranhense e vice-campeão Norte/Nordeste da modalidade. Rubens Júnior lutou mais vezes, mas disse que o nervosismo o atrapalhou. “Foi muito difícil, estava muito tenso, mas foi uma luta muito disputada e bonita”, resumiu.

Depois do Mundial, a dupla mira a disputa de um torneio mundial da modalidade, a ser disputado na cidade de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), em 2016. Em seguida, haverá o Pan Kids, na Califórnia (Estados Unidos), também em 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.