Jogos Pan-Americanos

Lili e Carol Horta perdem set, mas vencem e avançam invictas

Dupla brasileira de vôlei de praia garante vaga nas quartas de final ao derrotar parceria costarriquenha por 2 x 1

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

TORONTO – O vôlei de praia brasileiro encerrou sua participação na fase de grupos dos Jogos Pan-Americanos de Toronto com campanhas invictas tanto no feminino quanto no masculino. Na manhã desta quinta-feira, Lili e Carol Horta venceram Natalia Alfaro e Karen Cope, da Costa Rica, por 2 x 1, com parciais de 21/11 e 18/21 e 15/06, após 44 minutos de partida. Desse modo, as atletas terminaram como líderes da chave B e se classificaram diretamente para as quartas de final, repetindo o feito de Álvaro e Vitor Felipe.

As brasileiras não tomaram conhecimento das adversárias na primeira parcial e precisaram de apenas 14 minutos para fechar o set por 21/11. Natalia e Karen cresceram na partida e conseguiram se manter à frente ao longo do segundo set, com Lili e Carol coladas no marcador.

O Brasil perdia por 18/16 quando Lili considerou duvidosa a decisão do árbitro sobre bola fora e começou a esbravejar. O dueto verde-amarelo se perdeu em quadra, e em momento decisivo, Carol errou o saque e entregou um ponto de graça às adversárias (20/18). Abaladas, as brasileiras viram um ataque bem-sucedido de Karen fechar o set para as costarriquenhas por 21/18.

O tie-break começou com novo erro das brasileiras. Parecia que Lili e Carol não conseguiriam voltar para o jogo, mas a impressão não durou mais que poucos segundos. As brasileiras ditaram o ritmo durante toda a parcial e levaram apenas 10 minutos para vencer por 15/06.

Campanhas – Lili e Carol Horta estrearam com triunfo em sets diretos sobre a Nicarágua, e na sequência, venceram o Chile pelo mesmo placar. Enquanto isso, os homens passaram por Aruba, Venezuela e México, este último em duelo equilibradíssimo, com parciais de 21/14 e 33/31. Assim, também garantiram vaga no mata-mata com a melhor campanha do grupo e terão uma rodada de descanso, enquanto os segundos e terceiros colocados de cada chave vão disputar as oitavas de final.

“Estamos muito felizes com esse primeiro lugar do grupo, até porque teremos que jogar uma partida a menos, mas esse jogo serviu de alerta que temos que manter a concentração em toda a partida. A partir de agora os jogos são eliminatórios e para buscarmos essa medalha é manter o foco 100% do tempo”, avaliou Lili.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.