Bens e serviços

Rodada de negócios reúne fornecedores locais de bens e serviços e grandes empresas

Encontro promovido pela Federação das Indústrias, em parceria com a Vale e Sinduscon, integra as ações do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
Coordenador do PDF, José Augusto Oliveira, informou a metodologia de trabalho da Rodada de Negócios/Flora Dolores
Coordenador do PDF, José Augusto Oliveira, informou a metodologia de trabalho da Rodada de Negócios/Flora Dolores (Rodada de Negócios)

Cerca de 20 empresas maranhenses fornecedoras de produtos e serviços para a Vale sentaram à mesa ontem para uma rodada de negócios promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). O evento faz parte do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), que é gerenciado pela Fiema, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) no estado.

Durante reunião de trabalho, que ocorreu no Salão de Eventos da Fiema, na Cohama, foram apresentadas demandas para contratação de serviços diversos nas áreas de transporte coletivo, consultoria, locação de máquinas, veículos, banheiros químicos, refeição industrial, controle de pragas e vetores, além de obras civis, fabricação, montagem de estruturas metálicas e serviços de vigilância.

O coordenador do PDF, José Augusto Oliveira, disse que o programa tem como meta desenvolver fornecedores locais e oportunizar ambientes favoráveis aos negócios no mercado local. “É preciso destacar que o PDF foi responsável pela geração de negócios em mais de R$ 21 bilhões em compras locais realizadas pelas empresas mantenedoras do programa como a Alumar, Cemar, Eneva, Solar e Vale ao longo de 15 anos de existência.

Ele destacou que, na oportunidade, as empresas consideradas âncoras do projeto resolveram procurar o Governo do Estado com a preocupação de que os recursos ficassem no Maranhão e não fosse para fora do estado. “A ideia maior era fazer com que o estado se desenvolvesse e melhorasse a qualidade de vida da população. Essa rodada de negócios, que está sendo desenvolvida com a iniciativa da Fiema em parceria com a Vale, é um exemplo disso, em que fornecedores apresentam suas propostas para as empresas que são contratadas pela Vale”, comentou.

A solenidade de abertura foi feita pelo vice-presidente da Fiema, Cláudio Azevedo, que ressaltou a importância do PDF na viabilidade de oportunidades para o mercado. “Teremos aqui a oportunidade real de vários negócios com empresas que trabalham com a Vale no Maranhão. O PDF teve e tem uma missão importante para o estado, principalmente desde 2010, quando o governo estadual transferiu para a Fiema a coordenação do programa. Com isso, criaram-se oportunidades às nossas empresas maranhenses. Portanto, entendo que esse é um momento oportuno para que novos negócios sejam gerados”, frisou.

Fornecedores - Para o diretor de Relações Institucionais da Vale, Dorgival Pereira, a nossa proposta é sempre aproximar os fornecedores locais das empresas que já trabalham com a Vale. “As empresas contratadas pela Vale agora estão tendo a oportunidade de conversar diretamente com os fornecedores de produtos e serviços do estado e sentarem para negociar e se entenderem. Essas empresas demandam muitos serviços. Essa não é a primeira vez que a Vale participa desse tipo de negócio. Na verdade, estivemos em outros momentos e, portanto, esta é mais uma oportunidade que está sendo criada no estado”, enfatizou.

A consultora do PDF, Jurema Pereira, destacou que o PDF é genuinamente maranhense. “Na realidade, trata-se de uma parceria de sucesso entre o público e o privado. Nesse momento, estamos felizes pela classe empresarial terem atendido ao nosso convite para mais essa formação do programa”, agradeceu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.