Cuidado

Estética a serviço dos homens

Público masculino está deixando o preconceito de lado e despertando cada vez mais para o cuidado pessoal, tendo entre os tratamentos estéticos mais consumidos a limpeza de pele, o programa de emagrecimento e a massagem relaxante

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56
Limpeza de pele para o público masculino é um dos serviços que estão ganhando mercado/Divulgação
Limpeza de pele para o público masculino é um dos serviços que estão ganhando mercado/Divulgação (Dia do Homem)

A quantidade de homens que tem recorrido a tratamentos estéticos para cuidar da saúde e da aparência só aumenta. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o segundo mais voltado à vaidade masculina. Está à frente do Japão e atrás somente dos Estados Unidos. O assunto se harmoniza com a bandeira hasteada pelo Dia do Homem, comemorado hoje.

Os homens estão deixando o preconceito de lado e despertando para o cuidado pessoal, explica a médica nutróloga e esteta Hosana Reis, que revela os tratamentos mais procurados. “Eles já fazem uso de toxina botulínica. O tratamento é indicado para aqueles que têm linhas de expressão fortes, que ficam com uma aparência de que estão fatigados e mal humorados. O procedimento proporciona um ar saudável, de relaxamento e de descanso. O outro tratamento é o preenchimento dos sulcos, que aparecem à medida que a idade vai aumentando, devido à perda do colágeno e da elastina”, explica a médica. Também está entre os mais procurados o programa multidisciplinar de emagrecimento desenvolvido com exclusividade pela clínica.

A calvície ou sua prevenção é outro problema comum e, na clínica que leva o nome da médica, o percentual de procura tem crescido e hoje compõe cerca de 30% do público da empresa. “O homem tem uma preocupação muito grande quando começa a haver a queda de cabelo e procura as clínicas para avaliar qual
a causa dessa queda e se é necessário fazer algum tratamentos para nutrir esse folículo piloso”, acrescentou ela.

De acordo com a médica, os tratamentos são individualizados, levando-se em conta as necessidades de cada paciente. E no caso dos homens esse cuidado é ainda maior, pois o público masculino tem suas particularidades como a pele mais oleosa e espessa, por exemplo.

Setor teve crescimento de 16,2% em cinco anos

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a indústria de produtos voltados para o segmento masculino faturou mais de R$ 4 bilhões no ano de 2012. Essa quantia representa um crescimento de 16,2% nos últimos cinco anos.

Pesquisas do segmento de beleza apontam que, em 2008, um homem a cada 500 brasileiros procurava por tratamentos estéticos. Já em 2012, o índice é de um a cada 50 homens preocupados com a aparência. Os itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos para homens representam 37% do volume de vendas das consideradas “Top Categorias” do segmento de higiene e beleza no Brasil.

Segundo a Abihpec, o segmento da beleza cresceu 11% no primeiro semestre de 2014, o que significa uma alta de 5,5% em relação a igual período de 2013. Esse crescimento foi reforçado pelos investimentos em marca, ativos, pesquisa e desenvolvimento, que somados chegam a R$ 14,1 bilhões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.