Pan

Dupla conquista prata inédita no badminton

Pela primeira vez, uma medalha estampa o peito de uma brasileira no badminton em Jogos Pan-Americanos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

TORONTO - Pela primeira vez, uma medalha estampa o peito de uma brasileira no badminton em Jogos Pan-Americanos. Uma não, duas: de Luana e Lohaynny Vicente. Mesmo com a derrota na final para as americanas Eva Lee e Paula Lynn Obanana, a dupla entra para a história como responsável pela primeira subida ao pódio do Brasil no torneio feminino da modalidade.

Apesar do equilíbrio no início da partida, as brasileiras não foram páreas para as americanas, que contavam no currículo com três medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos, todas conquistadas no Rio de Janeiro, em 2007, por Eva Lee: simples, duplas e duplas mistas.

A partida terminou em 2 sets a 0, parciais de 21-14 e 21-6, e as "irmãs Williams" brasileiras ficaram com a medalha de prata nas duplas femininas. "Essa é uma prata que vale ouro. Por tudo que nós passamos para chegar até aqui", afirmou Luana. "É a primeira de muitas medalhas. A gente só está começando no esporte", avisou.

"Isso de irmãs Williams começou a pegar no Pan de 2011, em Guadalajara, quando fizeram uma reportagem conosco. A partir de lá, todos nos chamam assim. A gente gosta bastante disso, mesmo porque somos fãs delas. Em 2016, se for para a Olimpíada, uma das coisas que mais vou querer fazer é tirar foto com a Serena e pegar autógrafo. Ela é demais", afirma Lohaynny, que é fã de tênis.

"O resultado foi bom. Elas são a segunda melhor dupla da América. Ainda existe uma diferença muito grande para a primeira, mas estamos muito felizes", afirmou José Roberto Santini Campos, Superintendente de Gestão Esportiva da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.