Cultura

Festival de bois de zabumba busca popularizar mais o sotaque em SL

Festança, que chega a sua 21ª edição, foi iniciada sábado e encerrada neste domingo pela manhã no Monte Castelo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

O sotaque de zabumba é um dos mais antigos entre as manifestações folclóricas maranhenses. Para manter essa tradição viva, grupos amanheceram o dia de ontem se apresentando mais uma vez no Festival de Grupos de Boi de Zabumba no Monte Castelo. Esta foi a 21ª edição do festival, que é uma promoção do Grupo Cultural de Boi de Zabumba e Tambor de Crioula do Maranhão.

Foi no cenário iluminado pelas cores das indumentárias dos brincantes e o ritmo original do bumba meu boi com o soar dos pandeirinhos, maracás e tantãs, além das zabumbas que a Avenida Newton Bello, no Monte Castelo, se despediu da noite de sábado (11) e seguiu até o amanhecer de ontem. A festança dos grupos só terminou por volta das 8h.

O festival também contou com a participação do Cacuriá Mirim Rabo de Saia e de Assa Cana da Liberdade. Um total de 20 grupos de Bumba meu boi de zabumba estiveram no evento, sendo um deles oriundo do município de Guimarães. Foi o Boi da Fé em Deus que encerrou as apresentações, com a presença de parte de seus 110 brincantes. Para o presidente do grupo, Antônio Ribeiro, foi grande a felicidade de participar mais uma vez do evento e ver que essa tradição vem sendo preservada. “Participamos desde o começo do festival. Felizmente, essa tradição está se mantendo. Somos a raiz do bumba meu boi. Por isso, deveria ser o boi mais apreciado. Ainda tem muita gente que olha mais para o de orquestra e matraca. Mas estamos seguindo firme”, disse.

Também se apresentaram no festival grupos como os bois Unidos Venceremos, de Guimarães e de Leonardo. Os grupos de cacuriá Rabo de saia e Assa Cana da Liberdade também participaram do evento.

Comédias - Assim como na edição de 2014, o evento também contou com o festival de comédias, que encena o auto do boi. Para a abertura, os bois de Dona Domingas (Boi Unidos pela Fé) e Antônio Fausto (Boi Unidos Venceremos) fizeram a encanação das comédias.

As comédias são performances cômicas elaboradas de narrativas associadas ao universo simbólico do bumba meu boi. Ocorrem paralelamente à dança e à música executadas pelos grupos de boi, uma espécie de teatro cômico popular que consiste na encenação de pequenas tramas envolvendo temas, personagens e motivos de escolha relativamente livre.

Entre essas tramas, destaca-se a que se consagrou chamar de “auto do boi”, a qual, em suas muitas variantes, encontra-se disseminada, sob diversas rubricas, na tradição oral e escrita do País, como parte de um ciclo mítico.

Mais

Este ano, o festival de zabumba homenageou os pesquisadores Isaurina Nunes e Jandir Gonçalves. A escolha dos homenageados se deu pela contribuição dos pesquisadores à cultura popular.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.