Saúde

Consumir água alcalina traz benefícios para a saúde

Produto com pH maior que 7 combate o envelhecimento, melhora a capacidade cognitiva e as defesas do organismo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
Alcalinidade da água garante condutividade  e o poder antioxidante, garantindo melhor poder de hidratação
Alcalinidade da água garante condutividade e o poder antioxidante, garantindo melhor poder de hidratação (água alcalina h)

Beber no mínimo dois livros de água por dia é regra vital para a saúde: melhora a hidratação da pele, regula as funções do organismo e reduz o risco de doenças. Mas, para potencializar os efeitos benéficos deste hábito, é preciso garantir o tratamento ideal da água, que inclui a ionização e alcalinização dela. É o que afirma a cosmetóloga Raquel Carvalho, franqueada da Acqualive Group. "A água que consumimos é contaminada e sem qualidade, tanto a água mineral quanto a da torneira não são puras nem alcalinas, como toda água ideal para o consumo deveria ser", explica.

De acordo com Raquel Carvalho, a água mineral, por exemplo, tem alto teor de flúor, cloro, metais tóxicos, e bisfenol A, que é uma substância altamente prejudicial ao organismo, proveniente do plástico. Além de ter potencial hidrogênico (pH) muito baixo. "Para se obter os benefícios de saúde e beleza pelo consumo, a água precisa ter justamente o contrário dos componentes da água mineral: baixo teor de cloro e flúor, ausência de metais pesados e compostos orgânicos e, principalmente, pH superior a 7", afirma.

pH - Segundo a cosmetóloga, pode-se alcalinizar e ionizar a água a partir do uso de filtros específicos, desde que elevem o pH da água para 9 ou 10, nível superior ao ph do corpo humano. "O consumo de água com um pH superior a 7 é o que potencializa os benefícios da ingestão no organismo, isto porque a alcalinização garante condutividade, poder antioxidante e baixa tensão superficial, propriedades que favorecem a hidratação do corpo de modo superior as águas comuns", destaca.

Raquel Carvalho destaca que entre os benefícios do consumo de água alcalina estão o combate ao envelhecimento, a melhora da capacidade cognitiva e das defesas do organismo. "A água alcalina é também fonte de cálcio, magnésio e potássio, minerais alcalinos, fundamentais para o bom funcionamento do organismo", endossa cosmetóloga.

Características e benefícios

Pura - Ausência de bactérias, vírus, cloro, metais tóxicos, matéria orgânica, bisfenol A, dioxinas, xenosestrôgenos e hitratos.

Antioxidante - Tem propriedade que atua na eliminação dos radicais livres.

Hidratante - É leve e hidrata até 6 vezes mais que a água comum.

Rica em minerais - Contém magnésio, cálcio e potássio, que controlam a saúde do corpo.

Alto pH - Melhora as funções biológicas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.