Cultura

Miolos de bois são homenageados com festa no Centro Histórico de SL

Anônimos durante os festejos juninos no Maranhão, brincantes participaram de encontro que valoriza a atuação deles

Andressa Valadares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57

O Centro Histórico de São Luís foi tomado ontem pelo principal símbolo da festa de São João no Maranhão: a figura do boi. Em sua décima edição, o Encontro de Miolos reuniu mais de 150 miolos de grupos de bumba-boi na Rua Portugal, que tiveram um dia inteiro em sua homenagem. Praticamente anônimos quando estão no terreiro, ontem eles puderam mostrar ao público a responsabilidade que carregam ao fazer bailar a essência da festança junina.

Nos grupos de bumba meu boi, miolos é a denominação dada aos homens que ficam sob a alegoria do boi, conduzindo-o durante todas as apresentações. Eles são as principais atrações da festa, já o público costuma ir aos arraiais principalmente para assisti-los. Há 30 anos responsável por conduzir o boi do grupo Unidos da Baixada, o miolo José de Ribamar Lopes da Silva diz que, além da paixão pela brincadeira, é preciso ter muito preparo.

“Antes de mim, meu pai era o miolo do Boi Unidos da Baixada. Quando ele morreu assumi o seu lugar. Então, ser miolo é algo que já vem de família. A paixão é grande, mas também é preciso bastante preparo, pois você carrega o maior símbolo da festa de São João. É uma grande responsabilidade”, contou.

Já Walteilton Madeira Miranda é miolo de boi há apenas três anos. No entanto, sua história com as festas juninas antecede esse papel. Integrante do grupo de bumba-boi Estrela de São João, ele já foi Pai Francisco, Mãe Catirina e, agora, baila pelos terreiros levando a alegoria do boi. “Quando você gosta de uma coisa é preciso assumir um compromisso. Não existe coisa melhor do que mostrar para o povo o que a gente sabe fazer. Sem miolo o boi não dança”, declarou.

Homenagem – Este ano, o Encontro de Miolos chegou à sua décima edição trazendo como homenageados os miolos Zequinha (Boi de Maracanã), Ronaldo, Tapó (Boi de Pindaré), Peixeiro, Rodrigo (Boi da Pindoba), Binga (Boi da Floresta), Arthur (Boi Brilho da Liberdade), Uai e Hugo (Boi de Penalva).

Segundo José Reis, coordenador do evento, homenagear os miolos é uma forma de lembrar a importância daqueles responsáveis por abrilhantar os festejos juninos. “A ideia é homenagear aqueles que ficam no anonimato, que fazem a arte do festejo junino, mas que não são lembrados durante esse período”, afirmou.

Além da apresentação dos miolos, a programação também contou com as participações das bandas da Escola de Música do Estado do Maranhão – Lilah Lisboa de Araújo, da Guarda Municipal, do 24º Batalhão de Caçadores, da Polícia Militar e do Bom Menino das Mercês.

Frases

“A paixão é grande, mas também é preciso bastante preparo, pois você carrega o maior símbolo da festa de São João”, José de Ribamar Lopes da Silva, miolo do Boi Unidos da Baixada

“Não existe coisa melhor do que mostrar para o povo o que a gente sabe fazer”, Walteilton Madeira Miranda, miolo do Boi Estrela de São João

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.