Negociações

EUA não se apressarão para alcançar acordo com o Irã

Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse que ainda há obstáculos para um acordo definitivo com Teerã

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57

Washington - Os EUA e outras potências não se precipitarão para alcançar um acordo nuclear com o Irã, mas Washington e seus parceiros não negociarão indefinidamente com Teerã, disse o secretário de Estado americano, John Kerry.

"Estamos aqui por acreditar que estamos obtendo um progresso real", disse Kerry na capital austríaca, Viena, quinta-feira,9. "Não nos apressaremos e não seremos apressados", disse.

Entretanto, ele fez a ressalva de que "não vamos nos sentar à mesa de negociação eternamente", fazendo a advertência de que, se decisões duras não forem tomadas, "[estamos] absolutamente preparados para pôr um fim a esse processo".

As declarações de Kerry foram feitas depois de a Casa Branca ter anunciado que os negociadores internacionais ainda não haviam alcançado um pacto final para restringir o programa atômico do país persa em troca do alívio das sanções.

"Ainda há alguns obstáculos para um acordo definitivo", disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

A atual rodada de negociações já foi estendida duas vezes desde o seu início, em 27 de junho, assim como havia acontecido com um acordo intermediário obtido em abril, que é a base do atual diálogo.

A previsão inicial era de que um acordo definitivo fosse alcançado em 30 de junho. Elas foram estendidas para 7 de julho e então, novamente, para ontem. As negociações terão de ser adiadas pela terceira vez se for confirmado o fracasso do diálogo.

A perspectiva de um novo adiamento pode complicar os esforços americanos de implementar rapidamente qualquer acordo.

Sob a lei dos EUA, os sete países negociando em Viena (EUA, Rússia, China, Reino Unido, França, Alemanha e Irã) teriam de ter alcançado um pacto até o fim desta quinta para evitar que o documento seja submetido a um período de 60 dias de revisão do Congresso.

Durante este período, o presidente Barack Obama não pode levantar sanções contra o Irã. Se o prazo fosse alcançado, a revisão seria de apenas 30 dias.

A extensão do tempo é importante pelo fato de que o Irã vem reivindicando o imediato alívio de penalidades econômicas em troca de concessões nucleares.

Objetivos - O acordo discutido entre os sete países tem o objetivo de frear o trabalho nuclear de Teerã por uma década ou mais, em troca de alívio nas sanções sobre a exportação do petróleo iraniano, que prejudicaram a economia.

Para assinar um acordo final, o Irã exigiu das potências o fim do embargo de armas colocado pela ONU (Organização das Nações Unidas) contra o país devido a seu programa de construção de mísseis balísticos.

Por outro lado, as seis potências não pretendem ceder. Teme-se que, com as armas e os mísseis, o Irã se torne uma ameaça a seus vizinhos e a Israel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.