Justiça

Câmara deve agilizar demandas judiciais

Projeto foi lançado ontem em evento na OAB/MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h56

O projeto da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem, que tem como objetivo julgar as demandas de pessoas físicas e jurídicas de forma célere, foi lançado ontem, na sede da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA), no Calhau. Mas somente a partir do próximo dia 13 a câmara estará funcionando e passará a atender o público em prédio na Rua dos Abacateiros, no São Francisco.

Do evento participaram a diretora operacional da Câmara, Olivia Roberta; o presidente da Associação Maranhense de Advogados (AMAd), João Batista Ericeira; o diretor do Mediando, Luis Roberto Gomes; o presidente do Centro de Estudos Constitucionais e Gestão Pública, Sérgio Tamer; o vice-presidente da OAB/MA, Carlos Couto; e o controlador geral do município, Délcio Rodrigues.

Olívia Roberta disse que a Câmara vai acelerar o andamento dos processos judiciais e foi uma iniciativa da AMAd e da Mediando, uma oscip especializada em métodos alternativos de solução de conflitos que vai receber e julgar os processos nas áreas civis, trabalhistas, familiares, de consumo, empresariais, de condomínio e outras.

Ela ainda frisou que esse tipo de serviço vai solucionar as controvérsias por meio da aplicação de métodos alternativos e concorrem para a desobstrução da Justiça estatal, socializar o processo de entendimento entre as pessoas e acelerar a resolução dos problemas de pessoas e sociais.

Já Batista Ericeira relatou que o Maranhão, no momento, é considerado o último do ranking nas soluções de processos judiciais e o funcionamento da Câmara vai contribuir de uma forma ímpar no processo de aceleração judicial. A equipe de profissionais será composta pelo Mediando e outros advogados, que, inclusive, passaram por um treinamento de qualificação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.