Saúde

Hospital da Criança retoma o atendimento após a interdição

Prédio já recebe pacientes nas enfermarias e Unidade de Cuidados Intermediários, que haviam sido interditadas após alagamentos pelas chuvas; pacientes tinham sido transferidos para a Santa Casa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
Mulher e criança chegam ao Hospital Odorico Amaral de Matos em busca de atendimento; a unidade atende casos de emergência e de internação
Mulher e criança chegam ao Hospital Odorico Amaral de Matos em busca de atendimento; a unidade atende casos de emergência e de internação (Hospital da Criança)

O Hospital Odorico Amaral de Matos, o Hospital da Criança, localizado no bairro Alemanha, em São Luís, já retomou o atendimento nas enfermarias e a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), que estavam interditadas desde o mês de abril, quando uma forte enxurrada inundou o hospital. No período, os pacientes foram transferidos às pressas para a Santa Casa de Misericórdia, no Centro, onde as crianças eram mantidas internadas provisoriamente. Segundo o Ministério Público (MP), apesar de a unidade de saúde ainda estar passando por reformas, o hospital está pronto para retomar os atendimentos, iniciados na segunda-feira.

A capacidade do Hospital da Criança para a ala das enfermarias é de 54 leitos. Com o retorno do funcionamento das alas que estavam desativadas, as crianças que forem atendidas na emergência do hospital e precisarem de internação vão poder ficar na unidade.Uma galeria foi feita ao redor do hospital para evitar novas enchentes e os reparos na área prejudicada pelas chuvas foram concluídos.

De acordo com o promotor Herbert Figueiredo, titular da Promotoria de Saúde, foi feita uma vistoria antes da reativação das alas da unidade de saúde, constatando que, apesar de ainda estar passando por reformas, as alas interditadas do Hospital da Criança já poderiam voltar a funcionar. ”A vistoria já foi feita e o hospital está pronto para fazer os procedimentos, ainda que esteja em reforma”, garantiu.

Na quarta-feira, as nove crianças que permaneciam internadas na Santa Casa de Misericórdia foram transferidas para o Hospital da Criança. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), as vagas da pediatria da Santa Casa que foram desocupadas serão mantidas pelo Município e, em casos de ocupação total do Hospital da Criança, os leitos da Santa Casa poderão ser novamente utilizados.

Problemas –Os problemas no Hospital da Criança começaram no dia 15 de abril, quando, após uma forte chuva, a água invadiu suas instalações, molhando até camas e colchões. No outro dia, uma equipe da Semus esteve na unidade de saúde para avaliar as causas e as consequências do incidente. Um segundo alagamento aconteceu em menos de quatro dias depois, o que levou a Semus a transferir os pacientes internados para a Santa Casa de Misericórdia.

No período, uma inspeção foi solicitada pelo Ministério Público. O promotor Herbert Figueiredo chegou a informar que, no fim do ano passado, o MP moveu ação contra a Prefeitura de São Luís por causa de uma série de irregularidades presentes no Hospital da Criança, pedindo soluções. Ele chegou a afirmar, também, que dependendo das irregularidades encontradas durante a inspeção, o MP poderia pedir a interdição das alas da unidade que estariam mais comprometidas.

MAIS

A obra iniciada no Hospital da Criança em setembro de 2013 previa a construção de mais 25 enfermarias, que com as oito existentes atualmente, aumentaria para 178 o total de leitos de internação. A obra no setor ambulatorial do Hospital da Criança inclui ainda a reforma e adequação das seis salas para consultas, disponibilização para espaço de raio-x, da farmácia hospitalar e laboratório para exames de rotina, além da construção de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 11 leitos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.