Protesto

Índios se acorrentam no plenário da Assembleia Legislativa para pressionar o Governo do Estado

Guajajaras reivindicam melhorias na educação indígenas e em habitações das aldeias e cobram resposta do governo

Eduardo Lindoso / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57

Índios Guajajaras invadiram a galeria do plenário da Assembleia Legislativa e se acorrentaram para pressionar o Governo do Estado por melhorias na educação indígena. Na semana passada, eles se acorrentaram na frente da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e fizeram um protesto na frente do Palácio dos Leões.

Eles, que são de aldeias das cidades de Jenipapo dos Vieiras, Grajaú, Amarante e Barra do Corda, estão o pedido de reativação do conselho indígena de educação, os cursos de formação continuada para professores indígenas, novos contratos para diretores, zeladores e vigias além do pagamento do transporte escolar para alunos se deslocarem das aldeias até as escolas, além de melhorias nas habitações das aldeias.

Após a ocupação da semana passada, a Secretaria de Estado da Educação informou, por meio de nota, que se reuniu com lideranças indígenas e apresentou o cronograma de pagamentos do Governo para o transporte escolar indígena.

Sumiço – Além das reivindicações, os índios cobram da Polícia Militar (PM) informação sobre um membro da etnia que sumiu desde a quinta-feira (2) da semana passada após o protesto no Palácio do Leões. O nome do índio desaparecido é Messias Providência Guajajara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.