Buracos

Moradores sofrem com problemas de infraestrutura em bairros de SL

Buracos dificultam acesso de motoristas e pedestres ao Sá Viana; na Cohab Anil III, o acúmulo de grande quantidade de lixo a céu aberto incomoda

Andressa Valadares / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
(buracos)

Moradores de bairros de São Luís sofrem diariamente com problemas de infraestrutura e de saneamento básico. Ruas esburacadas causam prejuízos a motoristas e pedestres em grande parte da cidade, e em algumas áreas o acúmulo de lixo em áreas públicas ameaça a saúde das pessoas.

Quem mora no bairro Sá Viana, em São Luís, convive diariamente com os problemas de infraestrutura. Os transtornos começam logo na Avenida do Contorno – principal via de acesso ao bairro –, que está completamente esburacada. Motoristas e motociclistas que trafegam pela via precisam redobrar a atenção para não cair nas enormes crateras que tomam conta da pista. A Avenida do Contorno é uma importante via de acesso aos bairros Sá Viana, Vila Embratel e Jambeiro. A avenida já passou por várias obras de recuperação ao longo dos anos, mas a buraqueira sempre volta, principalmente durante o período chuvoso.

Perigo - Nos horários de maior movimento de veículos, o trânsito fica bastante complicado na avenida, pois há trechos em que os buracos estão tão grandes que chegam a cortar boa parte da pista. Assim, apenas um carro de cada vez consegue passar pela via. O perigo aumenta quando esses buracos estão submersos por lama, ficando invisíveis aos dos condutores. “A gente sempre tem que passar aqui com cuidado e devagar, senão é um risco quebrar o carro ou acontecer um acidente”, reclamou o comerciante Madson dos Santos. Este ano, os moradores do Sá Viana chegaram a interditar a pista como forma de protesto e em uma tentativa de chamar a atenção do poder público para a situação da Avenida do Contorno, mas até agora nada foi feito. Na ocasião, eles também reclamaram do péssimo estado de conservação das calçadas, em sua maioria danificadas, o que dificulta a passagem dos pedestres pelo passeio. O Estadoentrou em contato com a assessoria da Prefeitura de São Luís, para saber se há previsão para realização de serviços de recuperação da Avenida do Contorno, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

Descarte de lixo - Quem passa pela Avenida 17, no bairro Cohab Anil III, reclama da grande quantidade de lixo amontoado em um trecho da via. Os moradores próximos ao local denunciam que pessoas de outras regiões se deslocam até esse ponto para descartar lixo, causando incômodo àqueles que moram ou que têm que passar por ali. O depósito de lixo fica em frente a uma unidade da Caema, ocupando praticamente toda a calçada. No local, restos de materiais orgânicos são constantemente depositados, causando mau cheiro e atraindo animais. Além disso, restos de obras, papelão, pedaços de madeira, garrafas pet, plástico e outros objetos também contribuem para deixar o local ainda mais insalubre.

Segundo Paulo Moraes, que mora há 28 anos na Avenida 17, a situação é antiga, principalmente pela falta de consciência de muitos carroceiros que depositam a maior parte do lixo no local. Ele relatou que há algum tempo um morador, ao advertir um desses carroceiros, foi ameaçado com um falcão. “Tinha um contêiner, que logo foi retirado, pois as pessoas jogavam o lixo ao redor e não dentro. Reclamamos várias vezes para a Prefeitura e eu até me prontifiquei a dar alimentação caso eles colocassem alguém para vigiar e impedir que joguem lixo aí, mas nada foi feito”, assinalou.

O Estado entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de São Luís para saber sobre a coleta e se há fiscalização sobre o descarte de lixo em locais proibidos, mas não obteve resposta.

A gente sempre tem que passar aqui com cuidado e devagar, senão é um risco quebrar o carro ou acontecer um acidente”Madson dos Santos , comerciante

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.