Comunidades

Índios protestam contra falta de ações do Governo

Representantes de tribos de seis municípios disseram que o Governo do Estado não tem cumprido promessas de melhorias sociais para as comunidades

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57

Cerca de 230 representantes de comunidades indígenas localizadas nos municípios maranhenses de Grajaú, Arame, Amarante do Maranhão, Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras e Itaipava do Grajaú protestaram na tarde de ontem, em frente ao Palácio dos Leões, contra, segundo eles, “a omissão do Governo do Estado na adoção de melhorias sociais". De acordo com os integrantes do protesto, as áreas consideradas prioritárias para a implantação de melhorias nas tribos são a saúde e a educação.

A concentração do movimento aconteceu no fim da manhã de ontem em frente à sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), no bairro Monte Castelo. Após tentativa frustrada de reunião com os dirigentes da pasta, grande parte dos manifestantes se encaminhou até o Palácio dos Leões.

No local, 13 representantes de comunidades indígenas decidiram, em ato extremo, se amarrar em uma das grades que dá acesso à parte interna do palácio e iniciar greve de fome. “Não vamos sair daqui até que seja tomada alguma providência. Não é possível que as pessoas permaneçam vivendo em condições desumanas e, o que é pior, sem a ajuda do Governo do Maranhão”, disse Agnon Guajajara, um dos indígenas que se amarrou.

Escolas - Outros indígenas denunciaram a O Estado que estão custeando a manutenção das escolas existentes nas tribos. “Algumas pessoas estão ajudando financeiramente na compra de cadeiras ou mesmo de fardas. Diante dessa situação e sem nenhum posicionamento do governo estadual, decidimos protestar”, disse Natim Carlos, representante de comunidade indígena do município de Arame.

Já a representante indígena Libiana Pompeu informou que os seus filhos, de 9 e 7 anos de idade, estão ameaçados de permanecerem sem estudo este ano. “Pelo fato de a nossa comunidade, em Barra do Corda, ser carente, nossa escola está em condições precárias e perto de fechar. Será que ninguém vê isso? Será que ninguém vê nossa situação?”, indagou.

Os indígenas informaram ainda que, caso não haja nenhuma providência por parte do poder público, novos protestos deverão ocorrer até a semana que vem. “A gente colocou tanta esperança neste atual governo e, até o momento, é só decepção”, desabafou Uirauchene Alves Soares, representante indígena.

Após a manifestação, o secretário de Estado de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry, recebeu, na tarde de ontem, no Palácio dos Leões, em São Luís, uma comitiva formada por indígenas. Na ocasião, o Governo do Estado garantiu que manterá diálogo permanente com a comunidade indígena.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.