Igreja

Católicos de 12 dioceses do estado discutem a comunicação na Igreja

Encontro do Regional Nordeste V, baseado no Diretório de Comunicação, documento lançado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em 2014, abordou o posicionamento da Igreja Católica, ao longo da história, em relação aos meios de comunicação de mass

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
Representantes de 10 dioceses participaram do Encontro do Regional Nordeste V da CNBB, realizado em  São Luís
Representantes de 10 dioceses participaram do Encontro do Regional Nordeste V da CNBB, realizado em São Luís (Representantes)

O protagonismo dos leigos na comunicação da igreja, as mídias digitais, a educação para a comunicação e os caminhos da Pastoral da Comunicação (Pascom). Essas temáticas, que são abordadas no Diretório de Comunicação, documento lançado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2014, direcionaram as atividades do Encontro do Regional Nordeste V, realizado entre os dias 26 e 28 de junho, na casa de retiros Oásis, em São Luís.

O ambiente digital pode se tornar lugar onde o homem cresça no seu conhecimento de Deus e em sua fé”Padre Rafael Vieira Silva, Assessor da Comissão para a Pastoral da Comunicação
Foi o primeiro evento conduzido pelo novo assessor da Comissão para a Pastoral da Comunicação, padre Rafael Vieira Silva, que contou, ainda, com o assessoramento do jornalista Ricardo Alvarenga, mestrando em Comunicação Social, pela Universidade Metodista de São Paulo, que pesquisa o relacionamento entre igreja e comunicação. O arcebispo de São Luís, dom José Belisário, também acompanhou a programação.

Na abertura do encontro, Ricardo Alvarenga apresentou um panorama do posicionamento da Igreja Católica, ao longo da história, em relação aos meios de comunicação de massa, destacando a elaboração do Diretório de Comunicação como fruto da atual fase desse relacionamento. Ele pontuou como se deu o processo de construção do documento, sua estrutura e as principais referências.

Estavam reunidos agentes da Pastoral da Comunicação de 10 dioceses do Maranhão, das 12 existentes no estado. Eles relataram as experiências que têm vivenciado na missão de comunicar a fé cristã em suas regiões.

É preciso investir na formação para o uso dos recursos da informação, tendo como referência o próprio modo de Jesus comunicar” Ricardo Alvarenga, Jornalista
Realidade - Esse momento serviu para que cada um pudesse conhecer a realidade dos outros e para que se pudesse traçar um diagnóstico da ação da Pascom no regional. É um trabalho que envolve diversos sacerdotes e consagrados, mas com ampla participação do conjunto de fieis.

Segundo padre Rafael, desde o Concílio Vaticano II, ficou mais evidenciado o papel do cristão não consagrado na igreja, numa doação que requer decisão de vontade, ânimo generoso e disponibilidade de coração.

“Na Pascom, é necessário também qualificação, para o exercício pleno da comunicação”, destacou o padre. Ele sugeriu maior envolvimento dos jovens, com seu entusiasmo, criatividade e alegria, além de maior abertura dos pastores para a atuação da pastoral.

Mudanças - Padre Rafael disse, ainda, sobre as mídias digitais, que provocaram mudanças no ambiente comunicacional e nas relações sociais. Ele frisou os perigos que correm as pessoas que expõem detalhes de suas vidas pessoais e profissionais nos ambientes da internet, principalmente em redes sociais.

Para o assessor da Pascom, esse ambiente virtual, que não deve mais ser visto como diferente do real, deve ganhar maior expressão na missão evangelizadora. “O ambiente digital pode se tornar lugar onde o homem cresça no seu conhecimento de Deus e em sua fé”, afirmou.

Educomunicação, um capítulo do Diretório

Um dos capítulos do Diretório de Comunicação dá especial atenção à necessidade de que haver uma educação para a comunicação. É dessa tarefa que se ocupa a Educomunicação, um novo campo do conhecimento, que está se organizando para o estudo de práticas educativas pelos meios comunicacionais.

O jornalista Ricardo Alvarenga ressaltou a importância da formação educomunicacional para uma leitura crítica dos conteúdos que partem, em especial, dos meios de comunicação de massa (TV, rádio etc.). “É preciso investir na formação para o uso dos recursos da informação, tendo como referência o próprio modo de Jesus comunicar”, enfatizou.

Os assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Rafael e Ricardo Alvarenga, fizeram uma exposição sobre os quatro eixos que devem direcionar o trabalho da Pascom, de acordo com o Diretório: formação, articulação, produção e espiritualidade.

Com essas informações, foram montados quatro grupos de trabalhos com os agentes das dioceses, para revisão do planejamento elaborado em 2012 e proposição de novas atividades que fortaleçam o trabalho da Pastoral da Comunicação no regional.

Novembro - O planejamento será finalizado em novembro, durante reunião que acontecerá no município de Santa Inês, com presença dos coordenadores da Pascom das dioceses do Maranhão.

Dom José Belisário, que celebrou a missa de encerramento, anunciou a continuidade de Eanes Silva na coordenação do Regional Nordeste V por mais um ano. Por sugestão da plenária, em junho de 2016, será feita a indicação da nova coordenação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.