Indústria e Comércio

Deputado governista acusa secretário de usar cabide de emprego na pasta

Após bate boca nas redes, Vinícius Louro denuncia suposto nepotismo na Seinc; auxiliar governamental nega crime

Gilberto Léda / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
Deputado Vinícius Louro
Deputado Vinícius Louro

O deputado estadual Vinícius Louro (PR) foi à tribuna da Assembleia Legislativa, ontem, para questionar a permanência do secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo (SDD), no cargo e abriu mais uma crise na base governista na Casa. “Governador, o secretário de Estado da indústria e Comércio, é digno deste governo”?, questionou.

O parlamentar e seu pai, o ex-deputado Raimundo Louro, são aliados governador Flávio Dino (PCdoB), mas envolveram-se em um bate boca via redes sociais com o seu auxiliar no fim de semana. Todos fazem política na região de Pedreiras.

Por meio de um aplicativo de troca de mensagens, os Louro insinuaram que Araújo teria participação em desvio de recursos da Saúde na gestão do ex-governador Jackson lago (PDT). O titular da Seinc reagiu: comparou os adversários a “batedores de carteira” e disse que o pai do deputado era um “gigolô”.

Simplício Araújo
Simplício Araújo

Além de sugerir a demissão do secretário, Vinícius Louro apontou suposto nepotimso cometido na pasta.

“Sinto-me no dever moral de vir a esta tribuna para falar das acusações descabidas, injúrias, destinadas a mim e aos meus familiares. Refiro-me ao pseudo bacabalense, eterno suplente de deputado federal e hoje secretário de Indústria e Comércio. Ele é reconhecido por seu vocabulário lastimável, retórica agressiva e ausência de trabalho prestado ao povo, especialmente na minha querida terra, Pedreiras”, discursou.

Segundo ele, a Seinc tornou-se o “maior gabinete de empregos” do Maranhão. “São Maias, Carvalhos e Carvalhos Brancos”, disse, referindo-se a servidores da pasta com sobrenomes de familiares do secretário.

O deputado citou nomes, e apontou a relação de alguns dos nomeados com a esposa do auxiliar governamental.

“Laila Carvalho, Lúcio Moura Maia, Daniel Maia de Carvalho. São parentes da esposa do secretário. Aqui é apenas uma amostra dos desmandos naquela secretaria, isso sem me aprofundar no caso do cargo da regional de Pedreiras, que é indicação do pseudo ilustre bacabalense, o qual premia Maria Ádila Nogueira do Prado, que é esposa do atual gestor de Saúde, Gustavo Castro Brandão, e o sogro, Francisco Portela do Prado”, relatou.

Apoio – Pela manifestação, o deputado do PR recebeu apoio de membros da base aliada e da oposição.

“Uma postura que precisamos rever até como gestores públicos, até como políticos que representam a condição popular. Esse momento realmente é de interação, pois acredito na participação, na junção de forças, portanto, uma expressão verbal tão forte ofende não só Vossa Excelência, mas a todos os deputados”, declarou o deputado Junior Verde (PRB).

O deputado Adriano Sarney também se manifestou: “Secretários do governo do Executivo têm que respeitar o Poder Legislativo, têm que respeitar, deputado Vinícius, os deputados, especialmente Vossa Excelência, que é um deputado jovem, de primeiro mandato, daquela região próspera de Pedreiras, que está aqui para fazer um trabalho sério, um trabalho principalmente à frente da Comissão de Obras que está caminhando por todo o Maranhão”.

Souza Neto (PTN) lembrou o episódio em que Simplício atacou O Estado, e, por isso, foi repudiado oficialmente por uma moção de sua autoria.

“Quero parabenizá-lo pelo pronunciamento e dizer que também o conheço de muito tempo, antes de político, conheço a sua índole. E essa pessoa à qual Vossa Excelência se refere, já entrei com uma nota de repúdio por essa pessoa se referir ao Sistema Mirante, principalmente ao Jornal O Estado do Maranhão de forma pejorativa”, reiterou.

MAIS

Esta é a segunda vez que Simplício Araújo (SDD) envolve-se em polêmicas por declarações dadas nas redes. Em abril, a Assembleia Legislativa aprovou uma moção de repúdio contra o titular da Seinc depois de ele atacar O Estado após ser procurado para manifestar-se em reportagem do matutino.

Não existe caso de nepotismo na Seinc

Em contato com O Estado, o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo (SDD), rebateu as acusações do deputado Vinícius Louro (PR) e negou que haja caso de nepotismo na pasta comandada por ele.

“Acho que ele devia estudar melhor a lei do nepotismo, pois de acordo com a legislação, não existe nenhum caso na Seinc que possa estar ligado à minha pessoa e configure a situação apontada. Também não existe nenhum caso de funcionário fantasma. Todos os poucos funcionários da Seinc trabalham e cumprem fielmente suas atribuições e cargas horárias”, disse.

Segundo o auxiliar do governador Flávio Dino (PCdoB), não foi ele quem atacou o deputado e seu pai, o ex-deputado Raimundo Louro. “Apenas me defendi e tenho a copia da conversa para demonstrar o desrespeito e achincalhe que não podiam ficar sem o devido contraponto”, completou.

Simplício reclamou, ainda, de que o parlamentar estaria tentando atingir sua família.

“Em sua fala, o deputado Vinicius Louro afirma que desferi acusações descabidas, calúnias e injúrias destinadas e ele e seus familiares. Porém, em sua fala, quem tenta atingir a minha família é o nobre parlamentar, pois enumerou supostos casos de nepotismo inexistentes e de mau uso do dinheiro público”, reforçou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.