insegurança

880 veículos roubados em 6 meses na Região Metropolitana de São Luís

Criminosos cada vez mais ousados roubam os veículos para cometer outros tipos de crimes ou para desmontá-los e vender as peças; mês de abril teve o maior número de ocorrências, mas a polícia registra diminuição na prática desse delito na Ilha

Leandro Santos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
(veículos)

Um total de 880 casos de roubos de veículos foi registrado no primeiro semestre deste ano na Região Metropolitana de São Luís. O número ainda é considerado alto pelas autoridades policiais e mostra que os ladrões de carros e motocicletas estão cada vez mais ousados na prática dos seus delitos.

Conforme mostram as estatísticas da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), a capital maranhense teve a maior quantidade de veículos roubados nos seis primeiros meses desse ano: foram 700 casos registrados. A cidade balneária de São José de Ribamar aparece na segunda posição, com 94 casos de furtos e roubos de veículos, seguida por Paço do Lumiar, com 77 casos, e Raposa, com nove ocorrências.

Em toda a Ilha, o mês com mais registros de roubos de veículos nesse primeiro semestre foi abril, com 204 ocorrências, enquanto junho registrou a menor quantidade, com 112 casos. Ao fazer-se uma comparação entre os primeiros seis meses deste ano e do ano passado, observa-se que houve uma redução de aproximadamente 17% na quantidade de casos: enquanto em 2014 foram 1.060 casos registrados, este ano o quantitativo diminuiu para 880.

De acordo com o titular da DRFV, Marcos Affonso Júnior, apesar de ter sido registrada essa redução, a quantidade de casos de roubos de veículos ainda é considerada elevada na Ilha. “Os números ainda são elevados, mas estamos trabalhando para diminuir, o que consequentemente também reduz a criminalidade”, destacou o delegado.

Finalidade – Grande parte dos veículos roubados é utilizada pelos criminosos para a prática de outros crimes, como roubos e até mesmo homicídios. Há também aqueles que são levados por criminosos e “desmanchados”, ou seja, as peças são retiradas e depois vendidas. “Este ano, já desarticulamos aproximadamente quatro locais de desmanches de veículos”, completou Marcos Affonso.

Os bandidos estão inventando maneiras para roubar ou furtar veículos. Entre as práticas que estão cada vez mais comuns em São Luís estão o uso de chave micha, ferramenta para arrombar fechaduras, e a desativação dos alarmes. Para isso, os criminosos, utilizam pedras cobertas com tecidos que são usadas para danificar os sensores. Com isso, o sistema não dispara quando o veículo é aberto.

Além disso, há casos em que os criminosos fecham os veículos nas avenidas, obrigam o condutor a descer e em seguida levam o carro. Também é comum casos em que os ladrões levam os veículos das pessoas assim que elas estão chegando em suas casas.

Para isso, é importante levar em consideração alguns cuidados para evitar ser vítima dos criminosos como não estacionar em lugares ermos e de fraca iluminação; não deixar nada dentro do carro, pois itens de valor atraem a atenção do ladrão; utilizar equipamentos modernos de segurança como bloqueadores, rastreadores e localizadores, entre outros.

NÚMEROS

880 casos de veículos roubados e furtados em seis meses na região metropolitana.

162 ocorreram em janeiro.

115 ocorreram em fevereiro.

135 ocorreram em março.

204 ocorreram em abril.

152 ocorreram em maio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.