Encontro

Comunicação da Igreja é discutida em encontro

Evento reuniu representantes de 10 dioceses

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57

O protagonismo dos leigos na comunicação da Igreja, as mídias digitais, a educação para a comunicação e os caminhos da Pastoral da Comunicação (Pascom). Essas temáticas, que são abordadas no Diretório de Comunicação, documento lançado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2014, direcionaram as atividades do Encontro do Regional Nordeste V, realizado entre os dias 26 e 28 de junho, na casa de retiros Oásis, em São Luís/MA.

Foi o primeiro evento conduzido pelo novo assessor da Comissão para a Pastoral da Comunicação, padre Rafael Vieira Silva, que contou, ainda, com o assessoramento do jornalista Ricardo Alvarenga, mestrando em Comunicação Social, pela Universidade Metodista de São Paulo, com pesquisas o relacionamento entre igreja e comunicação. O arcebispo de São Luís, dom José Belisário, também acompanhou toda a programação.

No encontro, o jornalista Ricardo Alvarenga apresentou um panorama do posicionamento da Igreja Católica, ao logo da história, em relação aos meios de comunicação de massa, destacando a elaboração do Diretório de Comunicação como fruto da atual fase desse relacionamento. Ele pontuou como se deu o processo de construção do documento, sua estrutura e as principais referências.

Estavam reunidos agentes da Pastoral da Comunicação de 10 dioceses do Maranhão, das 12 existentes no estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.