Religião

Procissões marítimas e terrestres marcam reverências a São Pedro

Padroeiro dos pescadores foi homenageado ontem na Região Metropolitana de São Luís; na capital, onde foi feriado, um grande público acompanhou os cortejos no Centro, que culminaram com missa campal celebrada no largo, em frente à capela na Madre Deus

Gisele Carvalho/ Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57

Um grande público reverenciou São Pedro nas procissões realizadas em São Luís. O dia de ontem, dedicado ao santo, foi marcado pelas homenagens no mar com dezenas de embarcações na Baía de São Marcos e em terra com uma multidão em cortejo pelas ruas do Centro. Uma missa campal em frente à capela no bairro Madre Deus encerrou a programação que já havia começado na madrugada com as reverências de grupos de bumba meu boi.

O festejo de São Pedro já acontece há mais de 70 anos e neste ano contou mais uma vez com grande mobilização popular. A procissão marítima foi realizada à tarde. A imagem do padroeiro dos pescadores foi levada em carro aberto até o Cais da Praia Grande, onde a embarcação Luzitana aguardava para o início da procissão.

O cortejo partiu do Cais da Praia Grande rumo a Ponta d’Areia e à Barragem do Bacanga até retornar para o cais. Durante todo o percurso, que foi percorrido em uma hora e meia, a procissão foi acompanhada por homens da Capitania dos Portos. Segundo o capitão dos Portos do MA, Marcos Tadashi, foram cinco procissões simultâneas em toda a Região Metropolitana de São Luís (Cais da Praia Grande, Raposa, São José de Ribamar, Quebra Pote e Porto Grande). Cerca de 50 militares atuaram nesses pontos para garantir a segurança. Entre os itens observados pela Capitania, estavam: lotação das embarcações, coletes salva-vidas para os ocupantes e distância entre as embarcações durante o percurso.

– Muitas demonstrações de fé e devoção a São Pedro marcaram a festa durante a procissão marítima. De acordo com a Capitania dos Portos, cerca de 30 embarcações participaram do cortejo nas águas. Nos barcos e lanchas, muitos fiéis aproveitavam a oportunidade para agradecer bênçãos alcançadas e pedir proteção ao santo.

Entre os que foram para o local assistir o cortejo, muitos foram usando chapéus de bumba meu boi. O advogado Eduardo Homem foi uma dessas pessoas. Ele amanheceu o dia, ontem, na Capela de São Pedro e fez questão de voltar à tarde para as procissões marítima e terrestre. Há dois anos, ele não consegue acompanhar o cortejo em uma embarcação por causa de um problema de labirintite. Mas, ele não dispensa ir prestigiar as procissões. “Acompanho as procissões desde os meus 20 anos. É uma coisa de família que passou do avô para o pai, para o filho e já estou passando para meu neto. Essa festa não pode acabar”, disse.

O padre Haroldo Cordeiro, o beneditino conhecido como padre boieiro, também prestigiou o cortejo marítimo. Com vestes bordadas com temas juninos e um chapéu de boieiro, ele acompanhou a procissão ao lado da imagem de São Pedro no barco Luzitana . “São Pedro tem um apelo popular muito grande. Foi o primeiro Papa e nomeado por Cristo. Não poderia ser diferente”, destacou.

Não só nas embarcações, mas também nas avenidas Beira-Mar e margens do Rio Anil, muitas famílias observavam o cortejo e se emocionavam. Com a chegada da imagem e dos devotos, fogos de artifício anunciaram o início da procissão terrestre. Para os que aguardavam a chegada da procissão marítima, o momento foi de grande emoção. “São Pedro representa tudo para mim. Venho todo ano para cá esperar a procissão dos barcos chegar para acompanhar a procissão que vai para a igreja. Já pedi muita coisa e ele sempre me atendeu”, afirmou a aposentada Ana Maria Ribeiro.

Após a chegada no Cais, a imagem de São Pedro seguiu pela Praia Grande, Rua das Cajazeiras, Rua do Passeio, Largo da Saudade e Avenida Rui Barbosa até o encerramento no Largo de São Pedro. Uma missa campal, que foi celebrada pelo arcebispo de São Luís, Dom Belisário, encerrou o festejo.

Estrutura – Além da atuação da Capitania dos Portos, a Festa de São Pedro contou com da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. Desde as primeiras horas do dia de ontem, quando grupos de bumba meu boi se deslocaram até o local para homenagear o santo, cerca de 200 policiais militares acompanharam as festividades para garantir a segurança das pessoas de acordo com o coronel Pedro Ribeiro, responsável pelo Comando do Policiamento da Área Metropolitana I.

Além de ceder o caminhão para transporte da imagem de São Pedro durante a procissão terrestre, o Corpo de Bombeiros também destacou homens para a Capela de São Pedro, para garantir a segurança enquanto os grupos de bumba meu boi se apresentavam durante a madrugada.

Mais

De acordo com os registros da Igreja Católica, antes de se tornar um dos 12 discípulos de Cristo, Pedro era pescador. Os católicos consideram Pedro como o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica. No bairro Madre Deus, em São Luís, a tradição do festejo de São Pedro acontece há mais de 80 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.