Bem-vindo ao clube, padre

Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57

A reação do governador Flávio Dino às opiniões do coordenador da Pastoral Carcerária do Maranhão, padre Roberto Perez Cordova, estimulou muito mais do que a emissão de uma carta de repúdio pela entidade. Provocou a exposição de fatos preocupantes, na voz e na visão de quem vive diariamente a realidade do sistema carcerário do Maranhão.

Após ouvir o governador elogiar ações da própria gestão, padre Roberto Perez teria apenas reagido ao que a carta aberta da entidade classificou de “tamanha distorção da realidade”. O documento divulgado pela pastoral reproduz parte do conteúdo do que foi exposto para o governador. Diz a carta:

“Relatou o coordenador que os maus tratos continuavam com a mesma ou até maior intensidade que antes em todas as prisões do Estado. Observou que já houve várias mortes de presos nesses primeiros meses de governo, sem falar em fugas, algumas notórias, inclusive, pelo portão principal da penitenciária de segurança máxima em São Luís. Acrescentou que o atual secretário de segurança administra de forma personalista a partir do gabinete dele sem que haja diálogo, visita e comunicação efetiva com diretores, presos e entidades da sociedade civil”.

Em entrevista a O Estado, Padre Roberto reforçou o que o disse. “Eu estou todo dia lá. Vejo essa realidade”, afirmou o religioso, que há oito anos atua na Pastoral Carcerária e há um ano assumiu a coordenação estadual da entidade.

Ele lamentou a reação do governador - que negou, em nota, ter se alterado durante a reunião. “As outras entidades não se manifestaram mais porque o clima ficou muito ruim. É uma pena que uma pessoa nesse cargo não esteja aberto a receber uma opinião. Ele podia ter apreciado o comentário que fiz, não menosprezado”, assinalou.

- Bem-vindo ao clube, padre Roberto - diriam as demais vozes que ousam criticar ou questionar qualquer coisa do “admirável mundo novo” do excelentíssimo governador.

Pequeno ditador

O padre Claudio Bombieri foi mais um dos que engrossaram o coro contra o acesso de juizite do governador Flávio Dino (PCdoB) após críticas à gestão prisional do Estado.

Também presente à reunião da Pastoral Carcerária com o comunista no Palácio dos Leões, ele classificou de “pequeno ditador” o governador do Maranhão.

“Preferiu reagir como todos os ‘pequenos ditadores’”, escreveu Bombieri, em artigo intitulado “Deu a louca no governador do Maranhão?”.

Descontrolada visão

Também militante pelos direitos humanos, o juiz aposentado Jorge Moreno endossou as palavras do padre Bombieri.

Por meio das redes sociais, disse que Flávio Dino tem a “descontrolada visão”de que o seu governo é o melhor de todos os tempos.

“Na sua descontrolada visão, o seu governo é o melhor que já existiu e ninguém pode sequer questionar, quanto mais discordar”, disse.

Próxima vítima

A “próxima vítima” do governador do Maranhão deverá ser a revista semanal Carta Capital.

Motivo: na edição desta semana a revista traz reportagem mostrando que nada melhorou em Pedrinhas.

E agora? Provavelmente a turma armada do governador classificará a semanal de comprada e de ser usada politicamente para agredir os homens da mudança.

Sem desgaste

O deputado federal Weverton Rocha (PDT) rebateu nota intitulada “Quase Fora”, publicada pela coluna na edição de ontem.

- Causou-me estranheza o assunto abordado. O trabalho da professora Áurea Prazeres à frente da Secretaria de Educação só é merecedor de elogios e coloca em pratica umas das grandes bandeiras de nosso partido, que é a educação pública de qualidade – assinalou.

Rocha rechaçou a informação de que haja desgaste na sua relação pessoal com a titular da Educação estadual. “O PDT, não só apóia, como se orgulha em contribuir com o trabalho desenvolvido pelo Governo do Maranhão através da professora Áurea e sua equipe”, afirmou.

Balanço

Deve ser divulgado nesta semana um balanço do Governo do Estado sobre o pagamento das emendas para o São João 2015.

Deputados que têm mantido postura de independência do Executivo reclamam de perseguição e veto a suas indicações. O governo nega.

Com a esperada divulgação oficial do cronograma de desembolso das emendas, será fácil identificar quem foi contemplado e quem não.

Debate

O debate sobre a redução da maioridade penal deverá se acirrar a partir de hoje em Brasília.

Os deputados maranhenses já estão prontos para os confrontos de ideias na Câmara Federal.

Cada parlamentar seguirá orientação de seus partidos políticos e por isso não houve reunião da bancada maranhense na Casa para organizar a votação.

Manifestação

No Maranhão, o governo estadual convoca a população para uma manifestação que ocorrerá amanhã à tarde na Praça Deodoro.

Flávio Dino é um dos governadores do Nordeste que já se posicionaram contra a PEC da Redução da Maioridade Penal.

Em carta, os gestores estaduais disseram que a redução da maioridade é um erro e não diminuirá a violência.

Reafirmando

O presidente estadual do PMDB, senador João Alberto, voltou a afirmar que o PMDB deverá ter candidato próprio na disputa eleitoral pela Prefeitura de São Luís.

Ele também voltou a afirmar que todos do partido querem que a candidata seja a ex-governadora Roseana Sarney.

Para os peemedebistas, Roseana – durante o tempo que governou o Maranhão – foi uma verdadeira “prefeita” da capital devido às obras importantes que foram feitas.

Pressão

O presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT), já teria sido acionado pelos deputados estaduais para intermediar conversas com o governo.

Coutinho estaria sendo pressionado pelos deputados governistas que não receberam emendas.

Os parlamentares querem que o presidente haja e assim evitar adesões de governistas em causas da oposição.

Sucesso

O vereador e presidente da Câmara Municipal Astro de Ogum (PMN) está comemorando o sucesso do Arraial da Cidade promovido por ele.

O motivo é que o sucesso veio mesmo depois que o local do arraial promovido pelo parlamentar mudou.

Lembrando que o governo estadual não permitiu que ele fizesse a festa junina no Parque Folclórico como vinha ocorrendo há anos.

E Mais

O prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PTC), fez um grande esforço e apareceu no início das festas juninas na Praça Maria Aragão.

No entanto, no final das comemorações do mês de junho não mais foi possível ter o gestor com a população.

Membros de entidades ligadas aos direitos humanos criticaram o governador Flávio Dino devido aos ataques feitos a membro da Pastoral Carcerária.

Os militantes dos direitos humanos prometem organizar um relatório extenso para mostrar a situação do Sistema Penitenciário do Maranhão.

Vereadores deverão voltar a discutir o Plano Municipal de Educação somente na próxima semana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.