Crônica

Festas Juninas e festas carnavalescas

Benedito Buzar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57

Vivemos os dias finais das festas juninas de 2015. Neste ano, mantive-me em casa e não compareci a nenhum arraial da cidade. Pelo que me disseram, animação e povo faltaram nos arraiais. Muita gente não saiu de casa, por conta da insegurança reinante na cidade e da ausência de uma programação igual ou parecida com as dos anos passados, quando São Luís virava um grande e festivo arraial.

No momento em que as festas juninas se despedem do público e as carnavalescas começam a ser pensadas e projetadas, com vistas à execução em 2016, uma avaliação ajudaria a ver em que pontos elas convergem ou divergem como manifestações populares.

Não preciso grande esforço intelectual para inferir que em um quesito elas se parecem e convergem: na repercussão da alegria e da descontração; em outros quesitos, como organização, ritual, coreografia, dança e musicalidade, nada se assemelham e só divergem.

Quem sabe, talvez, numa viagem no tempo, para observação da origem e do histórico de cada uma, seja possível encontrar respostas à questão acima levantada.

Vamos tentar isso agora e pelas festas juninas, que têm marcado presença na vida do povo maranhense desde os tempos coloniais. Realizadas em homenagem a São João, São Pedro e São Marçal, começaram no século XVII, invadiram o século XVIII, ganharam força no século XIX e chegaram à metade do século XX, com a singularidade de não serem eventos urbanos.

Mesmo com o advento do processo de urbanização, as brincadeiras juninas não perderam a essência do meio rural. Ao virem para a cidade, pois trocaram a agricultura de subsistência pelo trabalho remunerado, os brincantes encontraram guarida na zona suburbana.

Nos espaços rurais e depois na periferia de São Luís a cidade, as festas em homenagem aos santos joaninos passaram a ser identificadas como produtos da pobreza social, razão pela qual a elite pensante da época dava aos brincantes tratamentos discriminatórios, por considerá-los atrasados, consumidores de bebidas alcoólicas e devotados à prática de arruaças.

Não por acaso as autoridades policiais do Maranhão, naqueles idos, proibiam os brincantes de bumba boi a ultrapassar o Canto da Fabril. Assim, as balbúrdias, brigas e confusões não chegavam ao centro da cidade e nem perturbavam o sossego noturno da elite.

Mas se durante séculos foram discriminadas e confinadas, a partir da segunda metade dos anos 1960, tiraram a sorte grande, graças à iniciativa do então governador José Sarney, que trouxe o bumba boi e outras manifestações folclóricas para se apresentarem no Palácio dos Leões, onde foram aplaudidas pelas autoridades e pelos convidados.

Por um passe de mágica e de repente, as manifestações juninas perderam a rubrica de rurais e de suburbanas. Introduzidas no meio urbano, tornaram-se majestosas, deslumbrantes, sendo, ademais, bem recebidas por uma sociedade que vivia novos tempos e pensava diferente daquela que via os brincantes de bumba bois como párias e marginais.

Essa mudança de olhar da sociedade, fez com que a praça principal do bairro do João Paulo, que ao longo dos anos tornara-se o palco das apresentações dos bumbas bois, perdesse a finalidade e a função de atrair os moradores do centro urbano.

Quem sabe, talvez, numa viagem no tempo, para observação da origem e do histórico de cada uma, seja possível encontrar respostas à questão acima levantada.Benedito Buzar

Como sinal da nova era, o Centro Histórico de São Luís e a Madre de Deus passaram a substituir a praça do bairro do João Paulo como palcos de apresentações e exibições das brincadeiras juninas, que se renovaram e se adaptaram às imposições da modernidade.

No tocante às festas carnavalescas, quanto à origem, estão a largos passos das juninas. Se estas, como vimos, vicejaram no meio rural e nas zonas suburbanas, aquelas podem ser consideradas como produtos urbanos.

Os jornais dos tempos idos e vividos, em abundância, registram os avisos a respeito dos bailes e eventos carnavalescos, todos praticamente no centro da cidade e freqüentados, em sua grande parte, por gente refinada. Não se encontra notícia da existência de clubes, blocos e outras brincadeiras carnavalescas s fora da área central de São Luís. Aos foliões suburbanos, os avisos das ruas e praças nas quais o corso, as batucadas, os blocos e as modestas escolas de samba, sem a preocupação de se apresentarem em passarelas ou coisas que tais, se exibiriam.

Os bailes realizavam-se em casas particulares, onde pontificavam os “assaltos”, ou em clubes nos quais só os associados e convidados tinham acesso. Os últimos clubes que marcaram a vida de São Luís foram o Grêmio Lítero Recreativo Português e o Cassino Maranhense, ambos no centro da cidade. O Clube Jaguarema surge mais tarde, instalado no bairro do Anil, mas com o corpo de associados assentado na elite e na classe média alta citadina. O Grêmio Lítero Português também imitou o Jaguarema. Construída a sede esportiva, mudou-se para o bairro Anil, mas os associados pertenciam aos estratos sociais mais altos.

Fora do centro urbano, só o Grêmio dos Sargentos e Cabos do Exército, localizado na vizinhança do 24º Batalhão de Caçadores, no bairro do João Paulo. Como associados, além de militares, os dotados de boa posição social.

Os bailes de segunda ou de máscaras, assim apelidados, só abriam as portas na fase carnavalesca, mas tinham o centro da cidade como palco. O acesso a eles, tidos como populares, não era fácil, face ao valor proibitivo dos ingressos. As maiores atrações das festas eram as mulheres que se apresentavam com máscaras negras a cobrir-lhes os rostos. Só dessa forma podiam chegar aos bailes, realizados ao som de orquestras contratadas no interior do Estado. As mascaradas pertenciam, em sua maior quantidade, às classes sociais menos favorecidas e recrutadas nos bairros da cidade.

Os bailes de máscaras estavam sempre nas manchetes dos jornais, que faziam mistério com relação ao que acontecia no interior delas, que os moralistas comparavam às de Sodoma e Gomorra. Em 1965, com a posse do prefeito eleito de São Luís, Epitácio Cafeteira, os bailes de máscaras foram desativados, acusados de focos da prostituição. Sem eles, o carnaval de São Luís, que já apresentava sinais de decadência eclipsou-se. Para concluir: nos dias de hoje, com a extinção dos clubes sociais e sem a presença da elite que freqüentava e bancava aquelas memoráveis festas, o centro da cidade só não se esvaziou literalmente, do ponto de vista carnavalesco, porque o poder público ainda tenta fazer dele palco de apresentações de blocos, escolas de samba, agora já carioquizadas, e outras brincadeiras, que, ao contrário de outrora, não são mais produtos urbanos, mas trazem em suas indumentárias e fantasias a marca registrada dos bairros, da periferia e da zona rural de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.