Série Becos

Beco marca início do crescimento econômico da cidade de São Luís

Construção de casarões coloniais que simbolizaram o passado de opulência começou pelo Beco da Prensa, batizado com esse nome por ter sido instalada naquela via a primeira prensa de algodão da capital, do empresário João Gualberto
Jock Dean/ Da equipe de O Estado28/06/2015

O bairro da Praia Grande e a área ao redor, conhecida como Centro Histórico de São Luís, guardam os primórdios da construção da cidade e um passado de opulência. Mas toda essa herança arquitetônica não veio com a chegada europeia a São Luís. Somente a partir da segunda metade do século XVIII, mais de cem anos depois da fundação da cidade, é que os grandes casarões coloniais azulejados que caracterizam a paisagem patrimônio mundial da humanidade começaram a ser erguidos, graças ao desenvolvimento da exportação algodoeira na capital maranhense que teve início no Beco da Prensa, espaço que hoje em nada lembra esse passado de opulência.
É Luiz Phelipe Andrès, autor do Programa de Preservação e Revitalização do Centro Histórico de São Luís, quem chama atenção para o fato de que até o fim da primeira metade do século XVIII o atual Centro Histórico de São Luís não se assemelhava ao que conhecemos hoje, o que pode ser verificado em outro dos becos mais conhecidos de São Luís, o da Pacotilha. “Na lateral do casarão que dá nome ao beco, tem uma placa que marca o ano de 1756. Este foi um dos primeiros casarões construídos em São Luís”, disse. O casarão a que ele se refere é o imóvel conhecido como Solar dos Belfort, na Avenida Magalhães de Almeida, e que abrigou a sede do jornal A Pacotilha, que deu nome ao beco.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte