Recital

Leitura inédita de Maiakóvski em São Luís

Recital vai reunir hoje, no Espaço Artístico e Cultural Russo, pesquisadores e poetas influenciados pelo escritor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
A obra de Vladimir Maiakóvski será celebrado hoje
A obra de Vladimir Maiakóvski será celebrado hoje (Vladimir Maiakóvski)

“Gente é pra brilhar” é o nome do recital que terá como destaque o poeta russo Vladimir Maiakóvski. O evento, que ocorrerá hoje no ECI Museum – Espaço Artístico e Cultural Russo (Praia Grande), terá a apresentação feita por Adriano Sousa e participação de Anastassia Bytsenko, Liubov Itskovich e dos poetas maranhenses Celso Borges, Fernando Abreu, Josoaldo Rego e Luis Inácio.

O recital terá leituras em russo e em português. Os poemas na língua mãe de Maiakovski serão lidos pela professora e tradutora Anastassia Bytsenko e pela diretora do Eci Museum, Liubov Itskovich.

Anastassia Bytsenko é doutora em Literatura e Cultura Russa pela USP, em que defendeu tese de doutorado sobre o teatro de Tolstói, particularmente encenações de “Cadáver Vivo”.

Traduziu textos do mesmo autor para a coletânea “Últimos Dias” (Cia. das Letras, 2011). Traduziu também alguns livros para o português, tais como o roteiro de “O Sacrifício” (2012) de A. Tarkóvski (com Adriano Sousa); e “A Perspectiva Inversa de Pável Floriênski” (com Neide Jallageas). Atualmente, leciona a língua russa e desenvolve pesquisas visando um pós-doutorado.

Os versos traduzidos para o português terão leitura dos poetas maranhenses Celso Borges, Fernando Abreu, Josoaldo Rego e Luis Inácio. “Cada um de nós falará quatro poemas do escritor russo, com prioridade para as traduções dos Irmãos Augusto e Haroldo de Campos e de Boris Schnaiderman. Será muito interessante a gente poder ouvir Maiakóvski na sonoridade da língua russa”, afirma Celso Borges, que tem o artista entre os poetas de sua preferência.

Adriano Sousa, que fará a apresentação do evento, lançou, semana passada, o livro “Poética de Júlio Bressane: Cinema(s) da Transcriação” (Educ/Fapesp), que é resultado de sua tese de doutorado e no qual aprofunda o mergulho na obra do cineasta, trabalho iniciado na dissertação de mestrado “Devir-deserto no São Jerônimo de Júlio Bressane: Poética tradutória e cartografias da cultura” (2005). Os trabalhos foram defendidos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Maiakóvski - Vladimir Maiakóvski nasceu na Geórgia, então Rússia, em 1893. Entrou para a facção bolchevique do Partido Social-Democrático Operário Russo ainda na adolescência, sendo preso várias vezes. Junto com David Burlyuk, Khlebnikov e Kruchonykh, publicou o manifesto cubo-futurista intitulado “Uma bofetada no gosto do público”.

Após a Revolução de Outubro, trabalhou na Agência Telegráfica Russa, foi redator da revista LEF (de Liévi Front, Frente de Esquerda), escreveu teatro, fez inúmeras viagens pelo país, aparecendo diante de vastos auditórios para os quais lia os seus versos.

“Nuvem de calças”, publicado em 1915, foi talvez o seu primeiro grande poema a ser editado. Suicidou-se com um tiro, aos 37 anos de idade, em 14 de abril de 1930.

SERVIÇO

O quê

“Gente é pra brilhar”, recital com poemas de Vladimir Maiakóvski

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Eci Museum – Espaço Artístico e Cultural Russo , Rua 14 de julho, 20 – Praia Grande

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.