São João

Para celebrar São João

No dia dedicado ao santo católico, arraias da cidade mantêm programação que contempla grupos de bumba meu boi, tambor de crioula e shows

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
O Boi de Nina Rodrigues é uma das atrações do Arraial do Ceprama
O Boi de Nina Rodrigues é uma das atrações do Arraial do Ceprama (Boi de Nina Rodrigues)

No dia de um dos santos mais festejados do calendário do catolicismo, o São João, são dedicadas muitas celebrações que, no Maranhão, ganham contornos coloridos e sonoros ímpares. Os grupos de bumba meu boi em seus variados sotaques saúdam o santo com toadas que embalam índias, vaqueiros campeadores, caboclos de fita e de pena em uma homenagem que se estende pelo mês de junho.

Na Praça Maria Aragão, a festa terá início às 19h com a quadrilha Formosinha do Sertão, seguida do boi de Guimarães (zabumba), show com Rosa Reis, Boi de São Simão (orquestra), Boi Oriente (Baixada) e boi de Iguaíba (matraca). No Arraial do Ipem (Calhau), a programação contempla atrações como Boi da Lua (orquestra), da Madre Deus e Mocidade de Rosário, e ainda show com o grupo Lamparina. Na Praça Nauro Machado, tem tambor de crioula de Nilza, Boi Engenho de Pindaré (Baixada), Boi de Leonardo (zabumba), Boi Brilho do Mar, entre outros.

Já no arraial da Vila Palmeira, que presta homenagem a Humberto de Maracanã, a grande atração da noite é o Boi da Maioba (matraca), atração que encerra a noite. Antes, passam por lá o cacuriá Assa Cana da Liberdade, Boi Meu Tamarineiro de Ribamar (orquestra), Boi de Leonardo (zabumba), Boi Mocidade de Rosário (orquestra) e show do grupo Passaporte.

No Ceprama (Madre Deus), a noite tem como atrações o cacuriá da Vila Palmeira, show de Fernando de Carvalho, Boi de Palha (alternativo), Boi de Nina Rodrigues (orquestra) e Boi de Maracanã (matraca). O espaço este ano homenageia o amo Apolônio Melônio, que comandou por décadas o Boi da Floresta.

Já no Arraial da Cidade (Cohama), a festa começa a partir das 19h com um cortejo de 30 grupos de bumba meu boi de diversos sotaques que farão a festa para celebrar São João.

Festa - A fogueira de São João, no entanto, começou a queimar ainda ontem, quando um cortejo de grupos de boi sotaque de orquestra, ao som dos metais, banjos e maracás, desfilaram pelas ruas do centro de São Luís. O cortejo cultural “Clarins da Ilha” foi realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func).

O evento está em sua oitava edição e é uma homenagem que os bois de orquestra fazem a São João (os de matraca se reúnem no bairro João Paulo para reverenciar São Marçal, no dia 30, dia daquele santo).

SERVIÇO

O quê

Programação do Dia de São João

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Diversos arraiais da cidade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.