Arraial O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
Damas caipiras
Damas caipiras

Com as bênçãos de São João

Hoje é dia de render homenagens a São João, figura central da Festa Joanina, como se dizia na Europa, ou das Festas Juninas, como se diz atualmente no Brasil. De hoje até 29, a fogueira iluminará os terreiros em São Luís. Amanhã, uma ambientação caipira estilizada, com o adicional das iguarias típicas do cardápio nordestino e as melhores propostas musicais deste período, fará do Forró da Moçada a melhor pedida para a noite de quinta-feira. Com o carimbo irretocável de Nedilson Machado, assessorado por Nacor Holanda, o evento temático está no livro das mais bem sucedidas festas juninas da capital maranhense. O clima é sempre jovial e os presentes costumam usar trajes caipiras, assim como as damas da foto acima. Aliás, ontem, mais um grupo foi acrescido à programação: Lamparina, que há poucos dias encantava os parisienses com sua alegria contagiante. Músicos, cantores e bailarinos cruzaram o Atlântico rumo à Europa para participar de uma feira internacional de Turismo. Agora, com o mesmo ritmo e entusiasmo, pretendem arrebentar a boca do balão no arrasta-pé da moçada.

Arraial
Chegaram notícias do arraial do Grupo Crescimento, realizado na noite do último sábado. Alunos do Ensino Fundamental I apresentaram manifestações como o bumba meu boi, cacuriá e quadrilha e também fizeram uma bonita homenagem a João do Vale ao som da música “Carcará”. A quadra da escola recebeu familiares e convidados. Na próxima sexta-feira, será a vez dos alunos do ensino fundamental II e médio entrarem na dança, encerrando as festas juninas na instituição.


Foliões e Táculo
O Grupo Foliões e a Companhia Táculo voltarão a se apresentar juntos na próxima quinta-feira, às 19h, no Arraial do Ipem. Na sexta-feira, farão a festa em comunidades da capital. Sábado, dia 27, às 20h, animarão o Viva Vinhais e no mesmo dia, às 23h, encerrarão a noite de festas na Praça do Viva Liberdade.


César Nascimento
O cantor maranhense radicado no Rio de Janeiro é artista que não pode se ausentar da programação junina. Em sua agenda de junho, ele encontrou brecha para show que fará na próxima sexta-feira, às 21h, no bar Barulhinho Bom, na Praia Grande. No mesmo espaço, se apresentará o Trio Virgulino, além do DJ Pedro Sobrinho, radialista da Rádio Mirante FM. Depois de uma incursão pelo Arraial do Sesi, onde dividiu palco com Betto Pereira e Josias Sobrinho, e também pelo Arraial do Seu Guma, apresentando-se novamente com Betto Pereira, Erasmo Dibell, Carol Cunha e Selma Delago, César resolveu lançar nesta capital o CD “Arrasta-Pé” e criar a ideia de um projeto cujo objetivo é torná-lo um programa anual obrigatório durante os festejos juninos.

Cortejo
Como hoje é São João, mais de 30 grupos folclóricos invadirão a arena do Arraial da Cidade, para um longo e animado cortejo em homenagem à data. O arraial foi montado ao lado da casa de espetáculos Batuque Brasil e é um dos mais prestigiados. Amanhã,
quem lá estiver, vai poder dançar à vontade durante as apresentações dos batalhões
de bumba meu boi e das quadrilhas e
danças portuguesas. Uma das atrações no palco será o Forró da Charlação.


Arraial da Luciana
Na Península da Ponta d’Areia, a malemolência fruto da brisa suave será quebrada com acordes juninos na noite da próxima sexta-feira, dia 26. É que lá acontecerá o charmoso Arraial da Luciana, mais precisamente na casa de Beth Fecury Braga, irmã da organizadora. E a festa, aliás, está sendo organizada ao lado da casa dos pais delas, Ana Lúcia e Mauro Fecury.


As cores do São João
Para quem gosta de ir às compras nesta época, vale a pena ver de perto o que acontece no São João do Pátio, na Praça de Eventos do Pátio Norte Shopping, na Estrada de São José de Ribamar. O espaço está apresentando a mostra “As Cores do São João”, um acervo com cerca de 30 fotos que revelam as belezas e a riqueza do nosso São João, retratados pelas lentes dos fotógrafos Julyane Torres e Ruy Barros. Amanhã, os cantores Djalma Chaves e Nosly (foto) farão show às 17h. Na sexta-feira, José Pereira Godão e seu Boizinho Barrica darão o ar da graça, e no sábado, tem Cacuriá H-Radinho e Dança Portuguesa Império de Lisboa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.