Deputados

CPI do Sistema Carcerário chega amanhã a São Luís

Deputados federais membros da CPI irão vistoriar o Complexo Penitenciário de Pedrinhas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
(pedrinhas)

A CPI do Sistema Carcerário Brasileiro irá visitar o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão, amanhã, 23, às 9h. O presídio ficou conhecido nacionalmente após diversas rebeliões e problemas de superlotação.

Segundo o presidente da CPI do Sistema Carcerário, Alberto Fraga (DEM), o local tem problemas com superlotação e registros de quase 200 mortes, nos últimos oito anos, entre internos e agentes penitenciários.

Há suspeitas ainda que os presos tenham regalias como uso de celular, aparelhos de TV, churrascos e rodas de pagode dentro das rodas de samba. Fraga diz que alguns presos “tiram férias” na penitenciária de Pedrinhas. “Isso é inaceitável”, enfatiza o deputado.

Para Fraga um dos problemas do sistema é a falta de ocupação dos detentos. “Os presídios precisam recuperar vidas e não formar doutores do crime, como vem acontecendo”, fala o deputado. O comissão formada por deputados que deverá visitar o presídio será definida até o final desta semana.

Instalada no fim de março pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, a CPI foi proposta pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP) com o objetivo de mudar o rumo atual do sistema penitenciário brasileiro.

Os membros da CPI irão ainda a uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater com membros do sistema de segurança e com membros do Direitos Humanos a situação do Sistema Carcerário do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.