ORLA

7 afogamentos registrados em praias neste ano em SL

Grupamento do Corpo de Bombeiros intensificará fiscalização durante as férias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57

Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) apontam que foram registradas sete mortes por afogamento e um possível afogamento este ano em São Luís. Com a proximidade do período de férias, o Grupamento de Bombeiros Marítimos do Maranhão (GBMar) alerta e orienta sobre algumas medidas que devem ser tomadas para evitar que ocorrências desse tipo se tornem recorrentes.

A maioria dos afogamentos registrados na Grande Ilha aconteceu em praias. No mês de janeiro foram registradas três ocorrências do tipo, sendo uma delas na Praia do Calhau. Já no mês de fevereiro foi apenas uma ocorrência, assim como no mês de março, no qual foi registrada uma morte por essa razão na Praia do Olho d’Água. No mês de abril, um possível afogamento no bairro Fé em Deus foi registrado, e no mês de maio, duas mortes foram registradas, uma delas na Praia de Boa Viagem, em São José de Ribamar.

Orientação – Segundo o GBMar, as operações de segurança nas praias de São Luís começaram a ser intensificadas já neste mês. No mês de julho, temporada de férias, o Grupamento deve desenvolver uma operação especial, para evitar a ocorrência de incidentes na orla marítima da capital. “Começamos a intensificar nossas atividades neste mês e, para o mês de julho, montamos uma operação especial para as férias. Tudo para garantir a segurança dos banhistas”, afirmou o major Robson Leandro Gomes Ferreira, do GBMar.

No próximo mês, o efetivo de bombeiros salva-vidas deverá sem aumentado, bem como as ações de orientação e alerta, que também deverão ser intensificas. A operação especial de férias começa no primeiro final de semana do mês de julho.“Nós devemos aumentar o nosso efetivo principalmente durante os finais de semana. Vamos utilizar carros de som e panfletagem com orientações aos banhistas. Este ano também vamos distribuir pulseiras de identificação para os pais colocarem nas crianças, com todas as suas informações, como nome, idade, telefone para contato, caso alguma criança se perca”, destacou o major.

As principais orientações dadas pelo GBMar para evitar, sobretudo,a ocorrência de afogamentos é sempre nadar em áreas próximas ao posto de bombeiros ou guarda-vidas; não deixar as crianças sozinhas; e não nadar após ingerir grande quantidade de bebida alcoólica.

Dicas para evitar afogamentos

- Evite nadar sozinho

- Não tome bebida alcoólica antes de entrar na água

- Não se afaste da margem

- Não salte de locais elevados para dentro da água

- Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado

- Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo

- Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele

- Evite brincadeiras de mau gosto, como os conhecidos "caldos"

- Evite navegar com carga em excesso

- Somente conduza embarcações se for habilitado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.