conferência

Marxismo e século XX

Pensador italiano Domenico Losurdo ministrará hoje, às 16h, no Auditório Central da UFMA, a conferência “Marx e o Balanço Histórico do Século XX”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
Domenico Losurdo é um dos principais pensadores do Marxismo na atualidade
Domenico Losurdo é um dos principais pensadores do Marxismo na atualidade (Domenico)

Por iniciativa da Fundação Maurício Grabois e das editoras Boitempo e Anita Garibaldi, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebe hoje, às 16h, a visita do pensador italiano Domenico Losurdo, que ministrará a conferência “Marx e o Balanço Histórico do Século XX”. O evento acontecerá no Auditório Central da instituição.

Domenico Losurdo é um dos mais respeitados pensadores marxistas da atualidade e leciona filosofia da história na Universidade de Urbino. A conferência será uma oportunidade para todos aqueles que desejam conhecer de perto as ideias deste intelectual italiano de orientação marxista, destacando um dos seus estudos que afirmam a ideia de que a democracia moderna e a universalização do conceito de homem seriam consequências lógicas ou naturais do desenvolvimento do liberalismo burguês.

Além da conferência magna de Losurdo, a programação conta com o lançamento de seus dois livros recém-traduzidos para o português: “Marx e o Balanço histórico do século XX” (Editora Anita Garibaldi) e “A luta de classes – Uma história política e filosófica” (Boitempo Editorial). Além disso, o evento incluirá o relançamento da seção maranhense da Fundação Maurício Grabois, com a posse da nova diretoria.

A Fundação Maurício Grabois para difundir e enriquecer o marxismo, e dessa forma compreender a realidade mundial, desenvolve uma agenda de atividades tanto por iniciativa própria quanto em parceria com outras organizações congêneres ou instituições afins. As atividades da fundação se dão através de pesquisas, estudos, seminários, conferências, debates, cursos e outras atividades de formação, e ainda, iniciativas editoriais.

Dessa forma, valoriza o diálogo com a universidade brasileira e outras instituições de pesquisa e estudo, e também com intelectuais, pesquisadores e personalidades do mundo da cultura. No Maranhão, a seção estadual da Fundação buscará agregar a esses objetivos o conhecimento da realidade regional, tendo como propósitos principais o desenvolvimento e a divulgação do pensamento marxista e de esquerda em nosso estado e a formulação de propostas de políticas públicas para vários segmentos.

SERVIÇO

O quê

Conferência “Marx e o Balanço Histórico do Século XX”

Quando

Hoje, às 16h

Onde

Auditório Central da UFMA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.