Sem turistas

Movimento de turistas no Centro Histórico não cresce no período junino

Comerciantes não têm expectativas de elevar vendas, mesmo com o início das festas de São João em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
Centro Histórico vazio, mesmo durante o início das festas de São João
Centro Histórico vazio, mesmo durante o início das festas de São João (turistas)

Apesar da riqueza das festas juninas em São Luís, o movimento de turistas ainda é baixo na cidade. É isso o que dizem os comerciantes do Centro Histórico. Para um período como esse, a expectativa era que as ruas da Praia Grande estivessem cheias de visitantes de outras cidades e estados. Mas a realidade que vem sendo enfrentada por quem vive do turismo é bem diferente.

A programação oficial do São João em São Luís teve início sexta-feira, dia 12, na Praça Maria Aragão. A partir do próximo fim de semana, têm início as festas nos arraiais em diversos bairros da cidade. A festança já está acontecendo, mas parece que não atraiu tantas pessoas para a capital como ocorria em outros anos.
No comércio da Praia Grande, bairro que concentra alguns dos principais pontos turísticos de São Luís, nem parece que a cidade vive o clima de São João. Poucos grupos de turistas podem ser vistos caminhando nas ruas de calçamento de pedra durante o dia.

Queda - De acordo com o comerciante Antônio Alves de Almeida, dono de uma loja de produtos artesanais, o turismo não é mais o mesmo. Desde o ano passado, o movimento caiu consideravelmente. Neste ano, a crise econômica que afeta o país parece colaborar para o mau momento do turismo em São Luís aos olhos do comerciante que exerce a atividade há oito anos.

“A gente queria que melhorasse o movimento, mas não tem muita expectativa de que isso aconteça. Andei conversando com o pessoal de hotéis e também está ruim para eles. Tem reservas, mas não muitas. Essa crise é no Brasil inteiro. São Luís também está sofrendo com isso”, disse Antônio Alves de Almeida.

O comerciante Luís Roberto Jansen também tem percebido a queda no movimento de turistas na Praia Grande. Trabalhando há 11 anos no local, ele viveu os tempos em que São Luís atraía muitos turistas, principalmente no período de festas juninas. Mas como esse cenário está mudando, ele está depositando as expectativas no período de férias.
A professora Sueli Teixeira Oliveira, de Castanhal, no Pará, é uma das turistas que chegou a São Luís e foi visitar a Praia Grande. Essa é a segunda vez que ela vem a São Luís e o período junino da cidade é um dos motivos da sua volta. Até notou um movimento menor no Centro Histórico. “Estou achando tudo muito parado”, ressaltou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.