Festejos juninos

Comunidades católicas celebram Santo Antônio e São João Batista

Fim de semana foi de homenagens em igrejas do Recanto do Vinhais e Centro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
Último fim de semana foi de encerramento de festejo de Santo Antônio
Último fim de semana foi de encerramento de festejo de Santo Antônio (santo antônio)

O mês de junho é um dos mais festivos na Igreja Católica. Em São Luís, o período vem sendo celebrado em várias paróquias. O último fim de semana foi de encerramento de festejo de Santo Antônio e lançamento da Festa das Águas, da Paróquia São João Batista de Vinhais. Enquanto os devotos do santo com fama de casamenteiro pagaram promessas no último dia de festejo, os devotos de São João Batista anunciaram o festejo em uma carreata.

Desde o dia 1º, devotos de Santo Antônio celebravam os ensinamentos do santo que também é conhecido por sua compaixão com os pobres. O festejo seguiu até o dia 13, sábado, com uma programação diária com missas, recitação de terço, testemunho de vida e programação cultural no largo da igreja, na Praça Antônio Lobo.

No encerramento, a grande festa reuniu centenas de fiéis. Desde as primeiras horas da manhã até a última missa, os devotos de Santo Antônio lotaram a igreja. Principalmente ao final das missas, quando ocorre a tradicional distribuição de pães, uma forma de pagar promessas ao santo. Mas foi no fim do dia, com a procissão de Santo Antônio e retorno para missa campal, que se pode presenciar mais demonstrações de devoção e fé.

Promessas – Muitos devotos buscam no santo o apoio em momentos que tiveram a sua saúde ou de um dos familiares fragilizada. Esse é o caso da dona de casa Valéria Cristina da Silva. Para agradecer pela recuperação da saúde de vários familiares e graças pessoais alcançadas, ela acompanha a procissão vestida com túnica semelhante à do santo.

A dona de casa participa dos festejos desde que tinha 15 anos e sua primeira promessa foi pela saúde da mãe. “Ela fraturou a bacia quando já tinha 80 anos e podia ter uma complicação. Dois anos depois, fraturou de novo e teve pancreatite aguda. Fiz a promessa e ela recuperou bem. Voltou a andar. Depois, pedi pelo meu filho, que teve dengue hemorrágica, e minha afilhada, que teve estomatite”, lembrou. Além dessas promessas, ela ainda paga outra por ter alcançado a bênção da casa própria. “Minha fé em Santo Antônio é muito forte”, afirmou.

O administrador Sitônio Rogério Carneiro Duarte Albino e sua mãe, a professora aposentada Elisa Carneiro, também pagaram promessas por mais um ano no sábado. Eles acompanharam a procissão, assistiram a missa campal e distribuíram pães para agradecer pela saúde. “Minha mãe fez uma promessa que eu tinha que seguir a procissão até os 15 anos. Cumpri e depois decidi seguir até o fim da vida. Já são 24 anos que faço isso”, disse.

De acordo com o padre Raimundo Meireles, essas demonstrações e testemunhos de graças e bênçãos mostram que a comunidade está entendendo cada vez mais a relação entre devoção e fé. “As pessoas estão mais conscientes da vida de Santo Antônio e não só do título de casamenteiro. Nós tivemos um crescimento na adesão, na disponibilidade de servir”, declarou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.