Casamenteiro

Dia de Santo Antônio reúne centenas de devotos em igreja

Programação começou nas primeiras horas da manhã na Igreja de Santo Antônio, com missas e a distribuição de pães

Leandro Santos / Da Equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h57
Distribuição de pães é tradição no Dia de Santo Antônio
Distribuição de pães é tradição no Dia de Santo Antônio (dia santo antônio hor)

O Dia de Santo Antônio foi comemorado ontem e, como de costume, além da missa, foi realizada a tradicional distribuição de pães para a comunidade pela manhã. Desde a semana passada, a igreja que leva o nome do santo, no centro de São Luís, vem realizando uma vasta programação. À tarde, estava prevista a realização de uma procissão, seguida de uma Santa Missa Campal e finalizando com atividades culturais.

O tema do festejo este ano foi "Eu vim para servir", uma referência à Campanha da Fraternidade. Essa foi a orientação do papa Francisco para que se desse uma cara nova à evangelização. Por isso, o festejo contemplou esse modelo de evangelização para que as pessoas sintam-se acolhidas à luz da espiritualidade de Antônio.

As homenagens para o santo, que é conhecido como casamenteiro, iniciaram-se no dia 1º de junho e se encerraram ontem. Ao longo desses dias, foram realizadas missas, recitações de terço, testemunhos de vida e diversas outras programações culturais que aconteceram no largo da igreja, sempre das 6h às 20h.

Atividades - Ontem, centenas de pessoas compareceram logo nas primeiras horas da manhã à Igreja de Santo Antônio para participar das atividades. Para receber os fiéis, o largo da igreja foi especialmente decorado com fitas coloridas e também foram montadas barracas para a comercialização de comidas típicas. As atividades na igreja iniciaram com a realização de alvorada, às 5h, e depois foram realizadas as santas missas.

A aposentada Ana Maria dos Santos, de 70 anos, foi uma das que participaram das celebrações em homenagem à Santo Antonio. "Para mim, é uma grande felicidade estar aqui, porque é uma demonstração de fé e devoção que eu tenho com o Santo Antônio", destacou.

A mesma opinião foi compartilhada pela funcionária pública Sônia dos Santos, de 50 anos. "Estar aqui é importante, pois é um alimento para a nossa alma", disse a funcionária, que participou da celebração com os seus filhos.

Tradição

Santo casamenteiro - Assim é invocado pelas pessoas que desejam se casar e lembrado pelo nosso folclore. Não se sabe qual a origem dessa devoção. Talvez esteja ligada a algum milagre feito pelo santo em favor das mulheres, por exemplo, quando fez um recém-nascido falar para defender a mãe acusada injustamente de infidelidade pelo pai.

Santo das coisas perdidas - Esta tradição é antiquíssima. A crença pode estar ligada a episódios da vida de Santo Antônio como este: quando ensinava teologia aos frades em Montpelier, na França, um noviço fugiu da Ordem levando consigo o Saltério de Frei Antônio, com preciosas anotações pessoais que utilizava nas suas lições. Antônio rezou pedindo a Deus para dar jeito de reaver o livro e foi atendido deste modo - enquanto o fugitivo ia passando por uma ponte, foi subitamente tomado pelo pavor, parecendo-lhe ver o demônio na sua frente que o intimava: "Ou você devolve o saltério ao Frei Antônio ou vou jogá-lo da ponte para o rio!". Assustado e arrependido, o jovem voltou ao convento com o saltério e confessou ao santo a culpa.

O "pão dos pobres" - Essa prática consiste em doações para prover de pão os pobres, honrando assim o 'protetor dos pobres' que é Santo Antônio. Uma tradição liga essa obra ao episódio de uma mãe cujo filho se afogou dentro de um tanque, mas recuperou a vida graças a Santo Antônio. A mulher prometera que, se o filho recuperasse a vida, daria uma porção de trigo igual ao peso do menino. Por isso, no começo, esta obra foi conhecida como a obra do "pondus pueri" (peso do menino).

Mais

O mês de junho é de muitas celebrações da Igreja Católica. Tradicionalmente, além do Santo Antônio, São João e São Pedro são homenageados, nos dias 24 e 29, respectivamente, durante novenários que reúnem centenas de devotos que aproveitam para fazer promessas, agradecer bênçãos alcançadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.