Judiciário

TJMA inaugura 1ª sede própria da Comarca de São Bernardo

De entrância inicial, a comarca tem Vara Única e atende também ao termo judiciário de Santana do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

São Bernardo – Foi instalado hoje o novo Fórum da Comarca de São Bernardo, que existe desde setembro de 1984 e sempre funcionou em prédios adaptados e provisórios. A entrega foi feita pela corregedora-geral da Justiça, desembargadora Nelma Sarney, que representou a presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargadora Cleonice Freire.

A primeira sede própria da comarca de São Bernardo funciona na Rua Dom Pedro II, no Centro, em um espaço de 2.275 m², com 770 m² de área construída. A obra foi realizada com recursos do Fundo de Modernização e Reaparelhamento do Poder Judiciário (FERJ).

O juiz diretor do fórum de São Bernardo, André Bezerra Ewerton Martins, está há três anos na comarca e falou da espera pela nova sede, que servirá para dar continuidade ao trabalho que vem sendo prestado à comunidade, a exemplo dos casamentos comunitários e dos projetos “Pai Aceita-me” e “Justiça Seja Feita”, que tratam do reconhecimento de paternidade e da divulgação do julgamento de crimes.

A desembargadora Nelma Sarney destacou a qualidade do prédio que abrigará o fórum de São Bernardo, que visa atender à nova conjuntura e dinâmica social da região, precisando ir além da imponência arquitetônica para se fazer uma Casa de Justiça, com o trabalho do juiz e servidores.

De entrância inicial, a Comarca de São Bernardo tem Vara Única e atende também ao termo judiciário de Santana do Maranhão, ambas com população estimada em 40.300 habitantes. Atualmente, o acervo tem mais de 2.200 processos, sendo mais de 80 novos distribuídos mensalmente, a maioria relacionada a questões de família e de competência do Juizado Especial. O juízo profere cerca de 80 sentenças ao mês, tendo cumprido todas as metas de produtividade no ano passado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.