bumba boi

Mitologia grega no São João

Boi Encanto do São Cristóvão levará aos terreiros o tema No Ressurgir das Cinzas, sou Encanto, sou só Alegria” e o símbolo será a Fênix, pássaro da mitologia grega; batizado será no dia 13, no Seminário do São Cristóvão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
(Boi encanto de são cristóvão)

Um dos grupos de bumba meu boi sotaque de orquestra que também faz sucesso nos terreiros juninos é o Boi Encanto do São Cristóvão, fundado no bairro São Cristóvão. Este ano, a agremiação se inspirou na mitologia grega como tema para as festas juninas e terá como símbolo a Fênix, pássaro lendário da mitologia grega, o qual será representado pelo personagem do pajé. Diz a lenda que a Fênix ressurge das cinzas sempre ainda mais bela e mais forte.

O grupo é um dos que optou por incluir personagens indígenas masculinos em seu corpo de baile, seguindo linha parecida com a do Boi de Morros, com coreografias e representações cênicas da brincadeira de bumba meu boi.

Os integrantes estão na concentração para invadir os terreiros. O novo figurino já está pronto. A indumentária foi criada a partir do tema deste ano, “No Ressurgir das Cinzas, sou Encanto, sou só Alegria”. O símbolo maior será a Fênix, pássaro mitológico que morre e renasce das cinzas e que será representado pelo brincante Karlos Santos, que estará vestido de pajé. As cores a serem utilizadas pelo grupo para festejar a temporada junina neste ano serão vermelho, branco, amarelo, azul e laranja.

Batizado - As indumentárias foram criadas pelo designer Wandrey Menezes. O grupo prepara-se para o ritual do batizado, que acontecerá no próximo sábado, 13 - Dia de Santo Antônio. A festa acontecerá a partir das 19h, no Seminário do São Cristóvão. De lá, os integrantes seguirão para uma apresentação, às 21h, na Pousada Maramazon (Avenida Litorânea). O encerramento será na Chopperia Chapéu de Couro, na Avenida Santos Dumont (São Cristóvão), onde eles também mostrarão o seu bailado.

Segundo Edylene Diniz, da produção do boi, há 11 anos, a comunidade do bairro São Cristovão abraça a cultura popular e as raízes do bumba meu boi maranhense. Sob a direção de Naldecir Diniz e amigos moradores do bairro, o Encanto do São Cristóvão foi idealizado para transformar a realidade cultural da comunidade.

SERVIÇO

O quê

Batizado Boi Encanto do São Cristóvão

Quando

Dia 13, às 19h

Onde

Seminário do São Cristóvão (São Cristóvão)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.