Europa

Juventus e Barcelona disputam o título da Liga dos Campeões hoje

Vencedor do confronto marcado para as 15h45, no Estádio Olímpico, em Berlim, na Alemanha, conquistará Tríplice Coroa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
Messi é esperança de gols do Barcelona para a final da Liga, hoje - EFE
Messi é esperança de gols do Barcelona para a final da Liga, hoje - EFE (Messi, Neymar e Ivan Raktic, do Barcelona - EFE)

BERLIM – Juventus e Barcelona decidem hoje, às 15h45, no Estádio Olímpico, em Berlim, na Alemanha, o título da Liga dos Campeões da Europa. O ganhador vai poder comemorar mais do que o principal troféu de clubes do Velho Continente: poderá se vangloriar de ter conquistado a Tríplice Coroa, uma vez que são campeoníssimos em seus respectivos países.

O Barcelona se sagrou campeão espanhol e da Copa do Rei da Espanha. Já a Juventus, além de conquistar o tri italiano, ficou com o caneco da Copa da Itália. Dessa maneira, o título continental vai coroar um trabalho de uma temporada vitoriosa.

A decisão de hoje coloca frente a frente dois estilos de jogo. O Barcelona aposta no futebol envolvente e de bom toque de bola, premiando a todos com o talento de um trio ofensivo que já marcou mais de 100 gols na temporada: Lionel Messi, Luis Suárez e Neymar. Os três são municiados pelo talento de Andrés Iniesta.

A Juventus, por sua vez, aposta em um sólido sistema defensivo, que tem como figura mais expressiva o goleiro Gianluigi Buffon, com mais de 900 jogos com a camisa do time. O meio-de-campo é regido pelo Maestro Andrea Pirlo, enquanto a principal esperança de gols recai no argentino Carlos Tévez.

Para o técnico do Barça, Luis Enrique, será uma final muito equilibrada. “A Juventus tem um time muito frio, que joga baseado em um sistema defensivo que não dá espaços aos adversários. Vamos precisar de muita paciência e prudência para não colocarmos tudo a perder”, avisou. Mas quem aposta que a Juventus vai só se defender pode ter uma surpresa. “A Juventus não vai esperar pelo Barcelona, pois seria suicídio. Também temos talento para ganhar”, avisou o comandante da Velha Senhora, Massimiliano Allegri.

O Barcelona está definido e completo. O meia Iniesta, recuperado de dores na panturrilha esquerda, está confirmado, assim como Neymar, que chegou a ser colocado em dúvida por causa de uma entorse no tornozelo esquerdo. A Juventus também vai a campo com o que Massimiliano Allegri considera ter de melhor no momento, com exceção do zagueiro Giorgio Chiellini, vetado com lesão na panturrilha direita. Andrea Barzagli será o substituto.

Caso a final de hoje termine empatada no tempo regulamentar, haverá uma prorrogação de 30 minutos. Persistindo a igualdade, o campeão será conhecido nas cobranças de pênaltis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.