Turquia

Explosões em comício do partido curdo deixam mortos na Turquia

Ao menos duas pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas; duas explosões ocorreram em Diyarbakir, no sudeste da Turquia; o presidente do HDP, Selahattin Demirtas, pediu calma e que seus partidários não se deixassem arrastar por provocações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
(Homens turcos foram feridos na explosão)

Turquia - Duas pessoas morreram ontem em Diyarbakir, no sudeste da Turquia, em duas explosões de origem desconhecida durante um comício eleitoral do HDP, o principal partido curdo a dois dias das eleições legislativas, anunciou um ministro turco

Mais de 100 pessoas ficam feridas neste incidente, segundo o ministro da Agricultura, Medhi Eder, citado pela agência de notícias pró-governo Anatolia, de acordo com a agência France Presse.

Segundo a Reuters, médicos de hospitais da cidade disseram que mais de 100 pessoas buscaram atendimento e um apelo urgente por doações de sangue foi divulgado. "Ainda não está claro se isso foi um ataque ou um acidente", afirmou o primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, segundo a Reuters. "Qualquer que seja a causa, nós iremos descobrir", disse ele.

Já o ministro turco de Energia, Taner Yildiz, negou que o incidente se devesse à explosão de um transformador. "Inspecionamos o transformador e é muito óbvio que a explosão aconteceu fora, não dentro, porque a porta está danificada a partir de fora; além disso não apresenta danos internos", afirmou Yildiz.

Um jornalista local explicou à agência EFE por telefone que foram ouvidas duas detonações, com um intervalo de três minutos, perto de uma unidade de distribuição elétrica. Após o incidente, o canal de televisão curdo Med-Nuçe gravou breves choques entre os simpatizantes do HDP e a Polícia desdobrada na área, que utilizou gás lacrimogêneo, mas os distúrbios não se generalizaram.

'Provocações' - O presidente do HDP, Selahattin Demirtas, imediatamente pediu calma e que seus partidários não se deixassem arrastar por provocações. "O HDP não cairá nesta armadilha. Nenhum partido é nosso inimigo. Apesar de todas as provocações, aconteça o que acontecer, manteremos a disciplina até o final das eleições. Nunca os deixaremos vencer pela fúria", pediu Demirtas em um discurso emocionado.

Durante a campanha eleitoral o HDP foi alvo de dezenas de ataques, que deixaram várias pessoas gravemente feridas.Na quinta-feira (4), houve uma agressão nacionalista em Erzurum, no nordeste do país, onde o partido de esquerda realizava um comício. Um micro-ônibus foi incendiado e o motorista teve queimaduras graves.

Tensão - O Partido Democrático do Povo (HDP, nas siglas em curdo) tenta se tornar o primeiro partido de origem curda a conquistar assentos no Parlamento da Turquia nas eleições marcadas para este domingo (7). Até agora, parlamentares curdos já conseguiram se eleger ao concorrer como independentes, diz a Reuters.

O HDP precisa ter no mínimo 10% dos votos para eleger algum membro, e algumas pesquisas mostram que ele tem chances de conseguir um número mínimo e votos para impedir o partido AK, da situação, de continuar mantendo a maioria do Parlamento conquistada em 2002.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.