Campanha

São Luís atinge meta de vacinação contra a gripe

Campanha de vacinação havia sido prorrogado na capital, assim como em outras cidades do país, para que se alcançasse a meta proposta pelo Ministério da Saúde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
Criança é imunizada contra gripe no posto de saúde no bairro Liberdade; campanha se encerra na amanhã - Douglas Júnior
Criança é imunizada contra gripe no posto de saúde no bairro Liberdade; campanha se encerra na amanhã - Douglas Júnior

São Luís vacinou mais de 80% do público-alvo da campanha contra a gripe até ontem. A campanha começou dia 4 de maio e seguiria até o dia 22 do mesmo mês, mas foi prorrogada até o dia 5 de junho, amanhã. Com a maioria dos indivíduos que fazem parte do público-alvo imunizados, o movimento tem sido pequeno em posto de saúde da capital.

Até o começo da tarde de ontem, foram vacinadas 155.900 pessoas em São Luís, segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. Esse total representa 81,67% dos grupos prioritários que deveriam receber a dose da vacina, que totaliza 190.895.

O público-alvo total da capital é formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas acima dos 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, além da população privada de liberdade e dos funcionários do sistema prisional. Também devem ser vacinadas as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e acamados com imunização em domicílio. Para atender todo esse público, foram disponibilizadas 203.248 doses.

Dos grupos prioritários, a população de trabalhadores de saúde, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e idosos foi o que mais recebeu doses com 95%, 92% e 89% do público imunizado, respectivamente. Crianças e gestantes apresentavam uma porcentagem de doses aplicadas bem menor. Até ontem, o sistema apontava 69% e 71% imunizados nesses grupos, respectivamente.

[e-s001]Procura - Pessoas dos grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe lotaram postos de saúde da capital há algumas semanas, quando souberam que seria o último dia da campanha. Em muitos postos, formavam-se filas nos dois últimos dias do primeiro prazo dado. No Centro de Saúde do Bairro de Fátima, cerca de 500 pessoas estavam sendo vacinadas contra a gripe por dia nos últimos dias.

No Centro de Saúde da Liberdade, a situação foi semelhante. Para agilizar o atendimento, a direção chegou a destinar mais uma sala para vacinação, exclusiva para as pessoas com mais de 60 anos, para evitar que desistissem da imunização durante a espera pela vacina. Enquanto não havia fila de espera para o atendimento aos mais velhos, havia muitas mães esperando a vez dos filhos em frente à sala destinada às crianças. Mas, nesta semana, a situação tem sido diferente. Não há registro de filas. Logo que chegam ao centro, as pessoas têm a carteira de vacinação avaliada e recebem as doses necessárias.

Imunização - As vacinas utilizadas contêm antígenos contra três cepas de Influenza A(H1N1), A(H3N2) e B. Estas cepas são escolhidas a cada ano visando prevenir a doença causada por cepas que circularão na temporada seguinte.

O H1N1 - Influenza A H1N1 causou uma pandemia mundial no ano de 2009. Os vírus do tipo A tem grande capacidade de mutação genética, podendo gerar surtos em nível mundial. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.

Já o H3N2 - Influenza A H3N2 não provoca pandemias. O número de casos se eleva nos meses de outono e inverno. Os principais sintomas costumam aparecer após 24 horas e são os mesmos: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Além disso, é comum a pessoa infectada apresentar dificuldade respiratória ou dor de garganta.

O Influenza B tem sintomas semelhantes ao da gripe A. No entanto, tem algumas complicações específicas, como a inflamação do miocárdio, que pode levar à morte súbita, e inflamações agudas no cérebro.

NÚMEROS DA GRIPE
190.895
é a quantidade de pessoas
que pertencem aos grupos prioritários da campanha

203.248
mil doses
foram disponibilizadas para a vacinação em São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.