Evento

Nos passos do Conexão

Evento de dança se estende até o dia 8 deste mês em diversos espaços culturais da cidade; hoje três espetáculos serão apresentados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
Espetáculo "Onde o oposto faz a curva" será apresentado no Teatro Alcione Nazaré
Espetáculo "Onde o oposto faz a curva" será apresentado no Teatro Alcione Nazaré (Patrícia árabe)

O Conexão Dança, evento que tem movimentado a cena das artes no Maranhão, traz hoje três espetáculos, sendo dois locais e um de Minas Gerais. “Sagração da Primavera”, de Ruan Paz, será apresentado no Sesc Deodoro, às 12h30; “Divino”, do Núcleo Atmosfera-Nua, ocupará o palco do casarão Angelus Novus (Praia Grande), às 18h; e “Onde o oposto faz a curva”, de Patrícia Árabe, será encenado no Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande). No Alcione Nazaré, o espetáculo tem ingresso de R$10,00 (meia para estudantes), nos demais espaços o evento é gratuito.

O festival, que acontece até segunda-feira, 8, é um conjunto de ações direcionadas para artistas da dança e outras linguagens, promovendo um espaço de circulação e encontro.

O evento é uma realização do BemDito Coletivo e conta com apresentações locais, nacionais, residência artística, oficinas, conversas, lançamento de livro e videodança. Tem o apoio do Sesc Maranhão e Func e parceria da Casa do Maranhão, Teatro Arthur Azevedo e Cine Teatro da Cidade. O evento foi contemplado no Programa Caixa de Apoio a Festival de Teatro e Dança.

Uma das atrações convidadas é o espetáculo de dança contemporânea “Onde o oposto faz a curva”, da coreógrafa Patrícia Árabe, que se baseou no desejo de transformação do corpo e na necessidade de dançar para criar o solo.

O espetáculo foi criado em 2013 e contemplado pelo Proac Primeiras Obras 2012. A trilha sonora é de Gregory Slivar e Gustavo Lemos, figurino e arte gráfica de Manuela Romeiro. O espetáculo tem duração de 35 minutos.

Patrícia Árabe, que assina a criação, direção e performance do espetáculo, é bacharel e licenciada em dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo integrado os elencos das companhias Seis Acessos, Fragmento e Caleidos.

Divino - Quem também se apresenta hoje no Conexão é a companhia maranhense Núcleo Atmosfera -Nua. Eles trazem o espetáculo de dança/teatro “Divino”, que vai ser encenado no casarão Angelus Novus, às 18h. O espetáculo explora um corpo que se constrói culturalmente e busca – pela arte - explorar a identidade de um povo, suas urgências e manifestações culturais mais marcantes. Tudo para dimensionar o registro historiográfico que relaciona o patrimônio cultural (material e imaterial) com o panorama atual desse patrimônio.

Dessa forma, “Divino” desencadeia um processo híbrido e incorpora a cultura popular maranhense a um baú de linguagens artísticas, gerando uma proposta contemporânea, na qual sua motivação central está no discurso que um corpo propõe sobre a preservação de uma história. Tudo isso acompanhado pela força dos tambores das Caixeiras do Divino, que fazem ressoar uma pesquisa na linguagem da dança, mas que alcança a questão do ser espiritual e da ancestralidade. “Divino” é uma criação do Nua, grupo criado há 10 anos por Leônidas Portela, que tem formação em artes cênicas.

O grupo aposta em produções onde a essência de cada proposta surge do diálogo entre o corpo do ator-dançarino e nos processos de experimentações.

SERVIÇO

O quê

Conexão Dança, com os espetáculos “Sagração da Primavera”, “Divino”, e “Onde o oposto faz a curva”

Quando

Hoje, às 12h30, 18h e 19h30, respectivamente

Onde

Sesc Deodoro, casarão Angelus Novus (Praia Grande) e Teatro Alcione Nazaré

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.