São João

Grupos tradicionais ficam fora da programação junina da Prefeitura de São Luís

Boi da Maioba e Cacuriá de Dona Teté são duas das manifestações folclóricas que não passaram no processo de seleção realizado pela Func para animar arraiais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
(Grupos)

Grupos folclóricos de reconhecida tradição estão fora da programação oficial do São João 2015, montada pela Prefeitura de São Luís por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func). Entre os que não foram aprovados pelas regras do edital da Func estão o Boi da Maioba (sotaque de matraca) e o Boi de Leonardo (zabumba), bem como o grupo Cacuriá de Dona Teté.

Já o Governo do Estado, que até a manhã de ontem havia divulgado apenas o resultado da Chamada Pública nº 002/2015, referente à contratação de shows artísticos que comporão a programação dos arraiais, selecionou 30 artistas. Da lista ficaram fora nomes como Nosly, Tutuca, Tião Carvalho, César Nascimento, Gerude, Carlinhos Veloz. “Só lamento, artistas que já têm um nome, uma história, ficarem fora. Precisamos é de políticas culturais consolidadas e que melhorem nossa condição de artistas”, opina Gerude.

Para Rosa Reis, do Cacuriá de Dona Teté, manifestações de reconhecida importância não deveriam ter de participar de processo de seleção. “São grupos que têm uma trajetória consolidada e que as pessoas querem ver nos arraiais. Acho que para estes grupos não há necessidade de seleção”, diz a artista, que atribui a desclassificação do grupo de Cacuriá pelo fato de ela ter inscrito a manifestação na categoria "Grupos Alternativos" e não em "Dança". “Não inscrevemos em dança porque o cachê é menor e nossa despesa com o grupo, que tem 42 pessoas, é muito alta. Não valeria a pena”, salienta Rosa Reis.

Já o presidente do Boi da Maioba, José Inaldo Ferreira, diz que não sabe por que o grupo ficou fora do São João montado pela Func. “Não sei o motivo de termos pontuado tão pouco de acordo com o edital da Prefeitura, mas respeitamos a decisão”, disse.

Ele explica que seguiu as instruções do edital na hora de montar a proposta da manifestação, mas entregou o CD contendo as fotos do grupo fora do prazo. “Mas não vejo isto como motivo de desclassificação, por termos entregue nosso portfólio contendo não só as informações, mas também imagens do Boi da Maioba”, ressalta José Inaldo, lembrando que em 2012 o grupo folclórico homenageou São Luís transformando o hino municipal em toada de boi. “Acho que isto não foi o suficiente, mas isto são águas passadas”.

Programação - A programação junina da Prefeitura ocorrerá a partir do dia 12 e se estenderá até o dia 29. Segundo o presidente da Func, Marlon Botão, os grupos culturais foram classificados em processo de democratização e descentralização. Eles se apresentarão na Praça Maria Aragão e nos arraiais apoiados pela Prefeitura. A programação terá 80 grupos de bumba meu boi, 30 de tambor de crioula, 50 de danças populares, 10 de danças alternativas, 17 shows musicais, 10 grupos de forró pé de serra, cinco expressões cênicas e cinco manifestações da cultura popular mirim.

"Estamos procurando aplicar no desenvolvimento de todas as políticas dentro da fundação esta estratégia de edital porque é uma forma de democratizar, de transparecer e aplicar devidamente os recursos públicos, seguindo orientação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Esse processo busca evitar apadrinhamento e clientelismo nos projetos culturais realizados na capital", observou o presidente da Func, Marlon Botão.

MAIS

De acordo com a Func, foram formadas três comissões de seleção divididas para avaliar propostas de grupos de bumba meu boi, de grupos de danças populares e grupos alternativos e de shows artísticos. As propostas passaram por avaliação de pontos: cada uma recebeu notas de 0 a 20 pontos, de acordo com sua categoria.
Participaram da comissão maestros, músicos, artistas que têm vivência e conhecimento aprofundado de todas as modalidades culturais. As propostas de cada categoria passaram por critérios de avaliação que envolveram o portfólio ou currículo artístico com notícias e fotos sobre o grupo, texto descritivo sobre a história e relevância do grupo para a cultura maranhense, CD ou DVD com algum registro, repertório musical coerente com as propostas de show musical, entre outros requisitos que constavam em edital de seleção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.