Problema

Desativação do IML e do Icrim ainda causa aflição em Caxias

Caxienses que necessitam se deslocar para Timon reclamam e o Governo do Estado informa que a aprovação para a construção dos órgãos de segurança já existe

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
Sede do IML e do Instituto de Criminalística de Timon, que atende o município de Caxias  //  Divulgação
Sede do IML e do Instituto de Criminalística de Timon, que atende o município de Caxias // Divulgação (Sede)

Caxias – A desativação do Instituto Médico Legista (IML) e do Instituto de Criminalística de Caxias ainda gera polêmicas no município.

A dona de casa R.F.S, 37 anos, é vítima de violência doméstica há pelo menos três anos. A última surra que levou do companheiro, na semana passada, deixou lesões no rosto e no braço esquerdo.

R.S decidiu dar um basta a esse drama e denunciar o executor, mas para conseguir comprovar as marcas da agressão, ela teve de se deslocar até Timon (64 quilômetros em linha reta, cerca de uma hora), onde fica o Icrim, e onde estão sendo feitos o exame de corpo delito, já que, por determinação do Governo do Estado, Caxias não realiza mais esse procedimento.

Além da humilhação que sofreu do companheiro, a vítima teve de pagar as passagens para ir a Timon, se quisesse dar continuidade ao processo. É essa a rotina de quem precisa fazer o procedimento feito por R.S ou de quem por exemplo, perde um ente querido em um acidente ou morte violenta em Caxias.

“Isso incomoda, porque a gente não vai direto onde estão fazendo o exame. Eu ainda tive que me deslocar em um carro comum até lá, com essas marcas, e as pessoas me olhando. Mas eu fui, porque estou cansada. Eu aguento o olhar das pessoas, mas é muito humilhante. Eu ainda tinha dinheiro para ir e voltar. E quem não tem, fica como?”, questiona a vítima.

Justificativa - O Governo do Estado informou que a aprovação para a construção de um IML e de um Instituto de Criminalística em Caxias já existe, mas até que a obra fique pronta, muitos cidadãos caxienses e também da região que eram atendidos anteriormente pela equipe de legistas caxiense, continuarão tendo de ir a Timon.

Até mesmo os corpos dos casos de homicídios ou mortes violentas também continuarão passando pelo mesmo procedimento. Para ajudar as famílias de baixa renda, a Polícia Civil de Caxias, às vezes, leva vítimas de crimes que precisam fazer exames em Timon em seus carros. Tudo para que o inquérito não pare ou se encerre por falta de provas. Mas nem sempre a polícia pode ajudar.

Maria Gonçala de Freitas, que perdeu o filho em um acidente na MA-124, recentemente, teve que pagar do próprio bolso o translado do corpo de volta para São João do Sóter onde ele foi velado. Ela acha um absurdo a medida, principalmente para famílias de baixa renda, como a sua.

“Fiquei nervosa, porque o corpo demorou demais para voltar. A gente esperou mais de oito horas e eu ainda paguei R$ 300,00, fora o caixão. A sorte é que a gente tinha vendido farinha e estava com dinheiro. Imagine se não tivesse. É muita dor perder um filho e ainda ter que pagar caro para enterrar ele perto da gente”, lamentou Gonçala Freitas.

SAIBA MAIS

- O Instituto Médico Legal é um órgão público subordinado à Secretaria de Estado da Segurança Pública e que é responsável pelas necropsias e laudos cadavéricos, além de vários outros exames de corpo delito e demais perícias como: exame de lesão corporal, de constatação de embriaguez ou intoxicação por substância de qualquer natureza, de constatação de violência sexual, de sanidade mental, de constatação de idade, de constatação de doença sexualmente transmissível, e todas as demais perícias que interessem à Justiça e que demandem a opinião de especialistas em Medicina Legal .

- O Instituto de Criminalística tem por atribuição auxiliar a Justiça, fornecendo provas técnicas acerca de locais, materiais, objetos, instrumentos e pessoas, para a instrução de processos criminais. Esse trabalho é executado por peritos criminais, que elaboram laudos a respeito das ocorrências cuja infração penal tenha deixado algum vestígio. Entre as perícias especializadas estão acidentes de trânsito, crimes contábeis e crimes contra o patrimônio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.