Aged realiza fiscalização durante vaquejada, em São José de Ribamar

Agências

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
Fiscalização da AGED em vaquejada no Parque Centauro, em São José de Ribamar (Divulgação)
Fiscalização da AGED em vaquejada no Parque Centauro, em São José de Ribamar (Divulgação) (VAQ)

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima), por intermédio de sua equipe de fiscalização da unidade regional de São Luís, realizou a fiscalização da vaquejada de São Luís, no Parque Centauro, em São José de Ribamar, edição 2015.

O evento aconteceu de 28 a 31 de maio e contou com a participação de cerca de 1,5 mil animais entre bois e cavalos, juntamente com seus vaqueiros, vindos de vários locais de todo o país.

A vaquejada foi totalmente fiscalizada pela Aged, na entrada e na saída de animais, realizando um controle sanitário rigoroso, exigindo os exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo e atestado negativo contra a Influenza Equina dos cavalos participantes, conforme determina a legislação vigente no estado.

“A Aged, também, fiscalizou a entrada de bovinos, exigindo destes a Guia de Trânsito Animal (GTA) e a comprovação da vacinação contra a febre aftosa, cumprindo assim, a sua função de evitar doenças de notificação obrigatória das espécies dos animais participantes (bovinos e equinos), com a exigência da documentação sanitária dos animais”, explicou a chefe da Unidade Veterinária Local (UVL), de São José de Ribamar, Cledilene Nogueira de Alencar.

O proprietário do Parque Centauro, Ronan Lima Ferreira, destacou o trabalho realizado pela Aged. “A Agência de Defesa Agropecuária é um dos órgãos mais competentes e necessários para um evento como este, pois com a fiscalização, diminuímos os riscos do investimento que foi feito e assegura a segurança sanitária dos animais e a tranquilidade dos proprietários. Quanto mais fiscalização, melhor”, afirmou o proprietário.

Por conta deste evento, a Aged realizou, também, uma blitz, no posto da Polícia Rodoviária Federal de São Francisco (Itapecuru) e em Pedrinhas.

A Aged, por meio de suas unidades regionais, tem intensificado as ações de vigilância em aglomerações do tipo vaquejada em toda o estado. Essas ações visam o aumento no número de exames de anemia e mormo para identificação e eliminação de equinos positivos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.