Cidadania

22º Ação Global atrai milhares de pessoas em busca de cidadania

Já nas primeiras horas da manhã, centenas de pessoas chegaram ao campus da UFMA em busca de atendimento; no total, foram cerca de 300 serviços disponibilizados para a população em diversas áreas, os mais procurados foram na área da saúde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

O Ação Global 2015 atraiu milhares de pessoas para o campus do Bacanga, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. O evento, que já está na 22ª edição e é uma realização do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Rede Globo/TV Mirante, levou mais uma vez à sociedade a oportunidade de resolver pendências quanto a documentos, fazer consultas médicas, procedimentos de estética e até mesmo aprender algo novo em oficinas. O tema deste ano foi “Qualidade de vida em saúde e segurança do trabalho”.

Das 8h às 17h, o público pode ter acesso a serviços nas áreas de saúde, cidadania, educação, esporte e lazer. Pela grande procura desde as primeiras horas da manhã, a expectativa era de que a quantidade de atendimentos prestados ultrapassasse a registrada no ano passado, chegando a pelo menos 45 mil pessoas.

Segundo a superintendente do Sesi, Roseli Ramos, o evento foi mais uma vez um sucesso . “Tivemos uma demanda maior, principalmente no serviço de oftalmologia, que teve uma fila de 3 mil pessoas. Por mais que não seja possível atender a todos, isso nos faz perceber que o Ação Global ainda é necessário. Hoje é um dia de lucro pessoal. O voluntário sai cansado fisicamente, mas revigorado. E a pessoa que vem em busca de atendimento e sai com sua necessidade suprida”, afirmou.

Para o diretor-geral de Mídias Eletrônicas do Grupo Mirante, Rômulo Barbosa, a grande quantidade de pessoas que se dirigiu até o local mostra que a ação teve êxito. Além disso, mostra que a participação da TV Mirante colabora mais uma vez para beneficiar a sociedade. “Um dos valores que é cultivado pelo Grupo Mirante é o de tentar contribuir para o bem-estar da população. A gente faz isso através de jornalismo comunitário e anualmente com o sistema Fiema por meio do Ação Global. Isso vem se repetindo há mais de 20 anos e para nós é muito satisfatório contribuir de forma efetiva para levar cidadania à população”, declarou.

Hoje é um dia de lucro pessoal. O voluntário sai cansado fisicamente, mas revigorado. E a pessoa que vem em busca de atendimento e sai com sua necessidade supridaRoseli Ramos, superintendente do Sesi

Atendimentos - Esta edição do evento teve uma grande procura pelos serviços de saúde. A multidão buscou atendimento, principalmente, em ações de aplicação de flúor, consultas em diversas especialidades e os exames de oftalmologia. Neste último, que ofertou diagnóstico de glaucoma e óptica, a procura foi tão grande que ultrapassou a quantidade de atendimentos que seriam realizados durante o dia.

Como foram ofertados vários serviços na área da saúde em um mesmo lugar, algumas pessoas aproveitaram para suprir várias necessidades. Foi o que aconteceu com a atendente Inarair Durans, que levou as duas filhas para consultas e procedimentos diferentes. Enquanto a filha menor, Thayla (5 anos), fez uma consulta no pediatra e atualizou a carteira de vacinação, a maior, Laurilene (12 anos), fez aplicação de flúor.

Para a mãe, não seria possível realizar os procedimentos sem o Ação Global. “Acho importante um evento como esse porque tem várias coisas em um lugar só e também porque já tinha procurado a vacina da gripe para minha filha e no meu bairro, a Vila Embratel, não tinha. Aqui, já resolvi isso e outras coisas”, disse Inarair Durans.

Os serviços de cidadania, principalmente quanto à emissão de documentos de identificação, registraram uma grande demanda. A operadora de vendas e serviços Karina da Conceição Rodrigues foi uma das pessoas que aproveitou a oportunidade do Ação Global para tirar a carteira de identidade do filho Cristian Eduardo, de apenas 5 meses de vida.

“A gente já estava pensando em tirar a carteira dele porque para onde se vai precisa apresentar um documento com foto. Além disso, é mais seguro na hora de viajar. Agora, surgiu a oportunidade de tirar no Ação Global. Acho que é muito importante porque a população precisa de muitos serviços e faz logo aqui. Ainda mais que é um dia de sábado, facilita muito”, ressaltou.

Os serviços de beleza também atraíram muitas pessoas. Como costuma ocorrer, adultos e crianças aproveitam a chance para mudar o visual cortando o cabelo, alisando, fazendo limpeza de pele e mais. Entre os vários stands voltados para esses serviços, foi possível até fazer tranças afro com o serviço oferecido pela Associação de Trancistas do Maranhão.

De acordo com a presidente da associação, Rosana Alves, já são quatro anos de participação. “Acho importantíssima uma ação como essa porque muita gente não tem poder aquisitivo para fazer as tranças, mas tem a oportunidade aqui gratuitamente. Além disso, difundimos essa cultura”, afirmou.

NÚMEROS

3 mil
voluntários envolvidos

300
serviços disponibilizados

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.