Vôlei masculino

Brasil vence a Sérvia em jogo de estreia na Liga Mundial em BH

Suspensos, Bernardinho e Murilo acompanharam a volta do líbero Escadinha à Seleção Brasileira de Vôlei de uma cabine do Mineirinho; equipes jogam amanhã

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
O bloqueio foi um dos fortes fundamentos utilizados pela Seleção Brasileira na vitória por 3 x 2 ontem contra a Sérvia, no Mineirinho/Divulgação/CBV
O bloqueio foi um dos fortes fundamentos utilizados pela Seleção Brasileira na vitória por 3 x 2 ontem contra a Sérvia, no Mineirinho/Divulgação/CBV (Brasil x Sérvia)

Belo Horizonte - O Brasil deu mais um passo na busca pelo décimo título da Liga Mundial de Vôlei ao vencer a Sérvia por 3 sets a 2, com parciais de 24/26, 25/17, 25/22, 26/28 e 15/10, em um jogo apertado. A partida, realizada no Mineirinho na tarde de ontem, mostrou boa atuação de ambos os lados. Com o resultado, a Seleção Brasileira divide a liderança do Grupo A com a Itália.
Sem Bernardinho, suspenso pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) por incidentes ocorridos no Mundial da Polônia, equipe foi orientada pelo assistente Rubinho. O jogo também marcou o retorno de Serginho, que estava sem atuar pela Seleção desde os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

A partida foi apertada, com as duas equipes se anulando e promovendo um bom espetáculo em quadra. A Sérvia saiu na frente, mas o Brasil conseguiu a virada e, logo depois, levou o empate. Com a decisão levada para o tie-break, prevaleceu o domínio brasileiro, que acabou levando o melhor resultado.

O jogo - A primeira parcial começou apertada e equilibrada. As duas equipes trocaram pontos e alternaram a liderança do placar. Com o jogo empatado por 23/23, Serginho, que não atuava pela Seleção desde 2012, mostrou bons reflexos e realizou uma bela defesa com os pés. Mas a bola voltou para o lado dos sérvios, que marcaram o 24º ponto e conseguiram o set point. Lucão ainda conseguiu empatar, mas Ivovic explorou o bloqueio do Brasil e fechou o primeiro set em 26/24.

A Sérvia saiu na frente no segundo set, mas o Brasil conseguiu se recuperar e já abriu uma vantagem de dois pontos em relação aos rivais. Lucão e Visotto tiveram boas atuações, colaborando para que a seleção se mantivesse à frente no placar durante o restante da parcial, que terminou em 25/17 para o Brasil e assegurou o empate no placar.

O terceiro set iniciou de forma semelhante ao primeiro. Dispostos a liderar os marcadores, os times tiveram um confronto mais equilibrado, mas a Seleção abriu novamente a vantagem diante dos sérvios segurando de 4/3 em diante. Mantendo boa diferença, conseguiu fechar a parcial em 25/22.

O confronto entre as duas equipes ficou mais acirrado. O Brasil iniciou o quarto set na frente, mas manteve uma diferença pequena e viu adversário ficar em sua cola. A Sérvia acabou virando o jogo em 12/11 e foi abrindo alguns pontos em relação à Seleção. O time comandado pelo assistente Rubinho conseguiu apertar o jogo e empatar em 23/23. A Sérvia chegou aos 24 e desperdiçou o set point, mas Lucão mandou a bola do saque na rede logo em seguida. Os times seguiram empatando, até a Sérvia fechar o set em 28/26 e levar o jogo para o tie- break

.
No desempate, a igualdade entre as equipes em quadra repetiu o cenário dos sets anteriores. O Brasil conseguiu a vantagem e foi ampliando a diferença de pontos no decorrer da parcial e, mesmo com os adversários encostando no placar num determinado momento, retomaram a postura ofensiva em quadra e chegaram a 15/10, levando a vitória.

Outro - Também pelo Grupo A, a Itália derrotou a Austrália por 3 sets a 1 e divide a liderança da chave com o Brasil, que tem outro encontro com a Sérvia, marcado para as 10h de amanhã, no Mineirinho. Depois, a Seleção deve se preparar para enfrentar a Austrália no dia 5 de junho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.