Ilegalidade

Governo intensifica combate ao contrabando

Desde 2011, a Polícia Federal realizou 69 operações que prenderam 597 pessoas e impediram a comercialização no Brasil de produtos importados ilegais

Portal Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

O combate ao contrabando aumentou significativamente nos últimos quatro anos e vai ter mais avanços daqui para frente. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fez nesta quinta-feira (28) um balanço dos resultados obtidos com essa estratégia. Desde 2011, a Polícia Federal realizou 69 operações que tiveram 597 pessoas presas e apreenderam mercadorias ilegais.

“Temos intensificado nossas ações por meio do plano de fronteiras, principalmente com as operações Ágata e Sentinela”, afirmou Cardozo. “Se olharmos os números alcançados, veremos resultados impactantes e impressionantes.”

Segundo o ministro, houve um aumento do número de inquéritos resultantes das operações. Eles passaram de 1.109 em 2010 para 4.692 no ano passando – e, apenas em 2015, já são 1.083 inquéritos. Nesse período, os autos de prisão subiram de 1.151 para 1.688 ocorrências por ano. “Isso mostra o esforço para atacar as organizações criminosas”, afirmou.

O cigarro é um produto recorrente no contrabando. Cardozo informou que os números de apreensões desse item saltaram de 3,067 milhões de unidades, em 2010, para 4,528 milhões no ano passado. Segundo o ministro, o Brasil tem uma grande tarefa de vigiar e fiscalizar 16.000 quilômetros de fronteiras terrestres e 8.000 marítimas.

Novas ações

Cardozo disse que o governo está investindo em equipamentos para melhorar a fiscalização contra os produtos contrabandeados. São “scanners” que permitem inspecionar ônibus e caminhões usados para transporte de produtos ilegais. Também são utilizados os VANTs, os veículos aéreos não tripulados, que fazem a vigilância das regiões de fronteira.

“Em vista do tamanho das nossas fronteiras por terra e pelo mar, só se enfrenta o contrabando com um trabalho de inteligência”, ressaltou.

O ministro citou o projeto Beira-Foz, que será implantado na região da tríplice fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai. A ideia é reurbanizar uma faixa de 12 quilômetros e impedir que os contrabandistas cheguem ao País com barcos trazendo suas mercadorias ilegais. “Nós até já designamos um delegado da Polícia Federal para cuidar unicamente do projeto.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.