Assassinatos de jovens

CPI que investiga índice de assassinato de jovens no país vem ao Maranhão

Além do Maranhão mais sete estados também serão visitados por membros da comissão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

Brasília - A CPI criada para investigar o alto índice de assassinato de jovens no país aprovou nesta quinta-feira, 28, requerimentos para realizar diligências em oito estados. Entre os estados já escolhidos está o Maranhão, que será um dos quatro estados que logo receberam a CPI.

Dos oito estados a serem visitador pela CPI, quatro ficam no nordeste do país, região que concentra o maior número de assassinatos de jovens de 15 a 29 anos, de acordo com o Mapa da Violência 2015, divulgado pela Unesco em parceria com o Governo Federal. Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Maranhão serão os primeiros a receber a comissão.

Na região Norte, a CPI deve visitar Roraima, além de também realizar diligências em Luziânia, em Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), a CPI pretende recolher ideias para apresentar alternativas de políticas públicas para acabar com o problema.

"Para que nós possamos atualizar o diagnóstico sobre as mortes entre os jovens e para que, com base nesse diagnóstico atualizado, a CPI possa contribuir com encaminhamentos e sugestões de ações concretas", afirmou.

A presidente da comissão, Lídice da Mata (PSB-BA), afirmou que com as diligências será possível conhecer in loco a situação de cada estado ouvindo as comunidades e autoridades sobre o aumento das mortes entre os jovens.

"Nós vamos visitar essas cidades para discutir na localidade como essas mortes se dão, conversar com as famílias das vítimas, como o estado acolhe, como ele trata as mortes", disse.

A comissão ainda vai definir o cronograma das diligências visitas. A próxima reunião da CPI ocorrerá no próximo dia 8.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.