Saúde

Roberto Costa quer a intervenção da SES na cidade de Bacabal

Parlamentar afirmou que há graves problemas no atendimento a pacientes que precisam de hemodiálise

Agência Assembleia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta quarta-feira para tratar das dificuldades encontradas pelos pacientes que precisam se submeter ao tratamento de hemodiálise na cidade de Bacabal.

Segundo ele, uma clínica particular que é conveniada com o SUS faz o atendimento de aproximadamente 190 pacientes, mas existe uma demanda de cerca 80 pacientes de Bacabal - que já estão em tratamento em outros locais - que precisam também, serem atendidos nessa clínica.

“O que acontece é que, em função das vagas já terem sido preenchidas por pacientes de outras cidades da região do Médio Mearim, os de Bacabal não conseguem ser atendidos. Isso tem causado uma infelicidade para dezenas de famílias na cidade de Bacabal”, disse Roberto Costa.

O deputado ressaltou que conversou com o proprietário da clínica sobre a possibilidade de ampliar o número de atendimento, mas ele teria dito que só poderia atender a solicitação se o Ministério da Saúde aumentasse o teto da cidade de Bacabal.

“O que nós queremos é a intervenção por parte do secretário de Saúde do Estado, Marcos Pacheco, para que ele possa, juntamente com o Ministério da Saúde, buscar um entendimento para que a gente possa trazer o atendimento para esses cidadãos e cidadãs”.

Atendimento - Roberto Costa lembrou que existe uma portaria do Ministério da Saúde que diz que a clínica é obrigada a atender todos os pacientes, e o que passar da sua capacidade de recurso, ela encaminha e o Ministério faz o pagamento no mês seguinte.

“A prefeitura de Bacabal também precisa se movimentar no sentido de resolver esse problema. Deve buscar o secretário Marcos Pacheco, ir até o Ministério da Saúde, para que a gente possa trazer a solução para esse problema tão sério na cidade de Bacabal”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.