Meteorologia

Índice de chuvas se mantém abaixo da média no período

Este mês choveu 211,4 milímetros, quando o normal seria 316 mm

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
Nem as fortes chuvas que caíram este mês aumentaram índices - Flora Dolores
Nem as fortes chuvas que caíram este mês aumentaram índices - Flora Dolores (Chuva)

O mês de maio registrou, até o momento, um índice de chuvas abaixo do esperado para este período do ano, segundo o Núcleo Geoambiental (NuGeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Em São Luís, até agora, choveu 211,4 milímetros (mm), quando o normal para o mês seria 316 mm.

O índice de chuvas abaixo da média é uma realidade que tem sido registrada durante os últimos meses na capital maranhense. Em janeiro, choveu 18 mm e em fevereiro 89 mm. Apesar de fevereiro ter registrado uma melhora na qualidade das chuvas, quando comparado a janeiro, o cenário continuou sendo desfavorável para chuvas regulares, especialmente no centro-norte do Maranhão. As chuvas ficaram muito abaixo do volume esperado, considerando que a quantidade normal de chuva em janeiro é de 244,2 mm e em fevereiro 373 mm. Em março e abril, choveu 298 mm e 473 mm, respectivamente.

Segundo Andrea Cerqueira, meteorologista do NuGeo, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que causa as chuvas da época chuvosa, tem atuado de forma fraca e, por isso, as chuvas que têm caído em São Luís durante os últimos meses estão abaixo da média. "Choveu até o momento 211,4 mm e esse índice está baixo, se comparado com maio de 2014, quando choveu 532 mm. O normal de chuva de maio é de 316 mm", disse.

Calor - Ainda de acordo com a metereologista, o calor que acomete a capital maranhense não é influenciado por nenhum fenômeno meteorológico, sendo apenas uma característica das regiões de clima equatorial, como São Luís.

"Regiões de clima equatorial são sempre quentes e a chuva vem apenas para amenizar um pouco, mas logo o calor volta. Não é uma consequência de nenhum fenômeno especifico", garantiu Andréa Cerqueira.
De acordo com o prognóstico produzido na Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste do Brasil no início deste ano, a previsão é de chuvas oscilando de normal a abaixo do normal para os próximos meses na região Nordeste. Por se tratar do quarto ano consecutivo de estiagem, as chuvas registradas este ano pelo NuGeo mostram índices preocupantes e que podem agravar ainda mais esse quadro.

NÚMEROS
211,4 mm
é o índice pluviométrico até agora no mês de maio, em São Luís
316 mm era o volume esperado de chuva para este mês na capital

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.