Impacto ambiental

Incra-MA consegue retirada de lixão de dentro do Assentamento Bocaína

Área, localizada em São Mateus, foi criada 1992 e tem 3.633 hectares, onde residem 133 famílias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

São Mateus - A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Maranhão, conseguiu impedir a utilização irregular de parte do assentamento Bocaina, localizado em São Mateus, como área de lixão do Município.

O instituto entrou com uma Ação junto à Justiça Federal e agora a Prefeitura terá de cessar o lançamento de lixo e ainda promover a retirada dos resíduos sólidos do local.

Essa decisão veio por conta de uma audiência de conciliação, ocorrida na Justiça Federal, em Bacabal, no último dia 15, que veio por fim ao problema que já se arrastava há anos no assentamento.

De acordo com informações do superintendente do Incra-MA, Jowberth Alves, o Município de São Mateus terá o prazo de quatro meses e 15 dias para executar o que ficou determinado no Acordo.

Impactos - O assentamento Bocaina foi criado pelo Incra no ano de 1992, possui área de 3.633 hectares, onde residem 133 famílias de trabalhadores rurais, prejudicadas com o lançamento irregular de resíduos sólidos jogados diretamente no solo pela Prefeitura, provocando graves impactos ambientais e prejudicando a saúde da população.

De acordo com o superintendente do Incra-MA, serão realizadas parcerias para uma ação conjunta da Prefeitura, Incra e demais órgãos públicos que possam auxiliar com logísticas e apoio material na retirada dos resíduos do assentamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.