Infância e juventude

Cresce o número de óbitos envolvendo adolescentes em conflito com a lei

Dados constam em relatório que será apresentado nesta quarta-feira pela 2ª Vara da Infância e da Juventude de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

A 2ª Vara da Infância e da Juventude de São Luís apresenta nesta quarta-feira (27) um relatório que deverá comprovar o aumento do número de homicídios no qual as vítimas são adolescentes em conflito com a lei. Coordenado pelo juiz José Costa, o estudo também tem a finalidade de demonstrar a prática de atos infracionais e as medidas socieducativas aplicadas. O evento ocorre a partir das 15h, no auditório do 2º Salão do Júri, no Fórum de Justiça da capital (Calhau). Durante a exposição o estudo será entregue a todos os participantes.

O relatório tem como base a análise de dados referentes a 1.493 processos recebidos na unidade judicial ao longo de 2014. A expectativa do juiz, com a divulgação do documento, é promover ações de melhoria na estrutura das instituições para correta aplicação da medida socioeducativa.

Um dado muito relevante que será apresentado diz respeito ao índice de reincidência entre os adolescentes em conflito com a lei. De acordo com José Costa, o percentual daqueles que voltam a transgredir é muito pequeno e inferior ao que se vê no modelo de prisão tradicional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.