Insegurança

Vizinho a plantão de polícia, Parque do Bom Menino é alvo de assaltos

Plantão da Polícia Civil passou a funcionar na Avenida Alexandre Moura, no Apicum, no ano passado; com a criminalidade crescente no parque, praticantes de atividades físicas estão deixando de frequentar espaço

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

A falta de segurança no Parque do Bom Menino preocupa usuários do espaço e pessoas que precisam transitar no entorno do parque. Nem com o Plantão Central da Polícia Civil (que funcionava na antiga RFFSA, na Beira-Mar) funcionando em frente ao Parque do Bom Menino, a ação de bandidos está sendo inibida. Dentro do espaço de lazer, a falta de conservação da vegetação rasteira contribui para que bandidos pratiquem assaltos sem serem notados. Do lado de fora, na parada de ônibus, assaltos a pessoas que esperam os coletivos também são frequentes.

São 9.500 metros quadrados de extensão, muitas opções para práticas de atividade física e também problemas infraestruturais. O Parque do Bom Menino é um dos poucos espaços disponíveis em São Luís para prática de atividades físicas. Muitas pessoas buscam o local para praticar caminhada e corrida, sem que sejam atrapalhadas pelos comuns obstáculos que existem nas calçadas da cidade (postes, desníveis, etc.) e com mais segurança. Mas, ao mesmo tempo, o espaço tem sido alvo de bandidos por reunir muitas pessoas.

Nem a presença do Plantão Central em frente ao parque, onde sempre estão circulando policiais e viaturas, tem inibido a ação dos bandidos. O plantão, que estava localizado na Avenida Beira-Mar, passou a funcionar no novo prédio em novembro do ano passado. O órgão não tem caráter de policiamento ostensivo, mas, pela intensa presença de policiais na região, a ideia era de que a área se tornasse mais segura. No entanto, não foi o que aconteceu.

Medo - Uma das reclamações dos frequentadores do espaço é de que usuários de drogas utilizam o local para consumir substâncias ilícitas sem serem incomodados. Mas o que mais preocupa as pessoas são os assaltos que estão ocorrendo na região.

No local, que deveria ser guardado por seguranças contratados ou guardas municipais, não tinha vigilância na manhã de ontem, como constatou O Estado, que esteve no parque e nenhum segurança foi visto nas guaritas localizadas ao lado dos portões de acesso ou circulando pelo parque. De acordo com frequentadores, os seguranças não prestam apoio nas situações de assaltos a pessoa.

Sem esse suporte, as pessoas praticam atividades com medo do que possa acontecer, como o aposentado Wilson Ferreira da Silva. Ele conta que já presenciou vários assaltos no espaço e que sua cunhada também já foi assaltada no parque. "Levaram o celular dela no ano passado e ela deixou de vir para cá. Agora, ela está em uma academia e vai à Litorânea às vezes. Acho que esse plantão não inibiu assalto. De vez em quando tem um carro da polícia passando, mas continua tendo assalto", lembrou.

Insegurança - O bombeiro militar Yury Ribeiro Calixto também não se sente seguro para correr no Parque do Bom Menino, mesmo frequentando o local pela manhã. Para ele, a falta de manutenção do espaço está colaborando para a insegurança. Apesar de a estrutura ter melhorado nos últimos anos, o mato alto e árvores sem poda deixam o ambiente mais escuro e ajudam a esconder os bandidos. "Hoje, o parque está cercado. Por um lado, melhorou. Mas, se não tem segurança, não adianta. Eu, pelo menos, não vejo seguranças aqui", afirmou.

Para o bombeiro militar, a presença do Plantão Central pode ter deixado o local um pouco menos inseguro. Mas a realidade é que sempre tem alguém se queixando de insegurança na região.
Esse é um tema que está sendo comentado também fora do parque pelas pessoas que precisam esperar ônibus na parada que fica em frente ao espaço por causa dos constantes assaltos. A dona de casa Maria Assunção já presenciou situações como essa e sente medo de ser a próxima vítima dos bandidos que atuam na região. "A cidade toda está assim. Não é só aqui na parada do Parque do Bom Menino que tem assalto. Mas, pelo parque, a gente acha que é mais seguro. Só que não é", disse.

Procurada por O Estado, a SSP informou que o patrulhamento no entorno do Parque do Bom Menino é realizado diariamente por equipes de motocicletas do 9° Batalhão de Polícia Militar e da viatura da área, que efetuam abordagens frequentes no local.

A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) informou que existe um patrulhamento da Guarda Municipal na área das 7h às 19h, e que o trabalho de monitoramento do local é realizado pelos guardas com motocicletas e mais uma viatura que faz rondas constantes. Recentemente, a Guarda Municipal tem feito rondas noturnas com cães farejadores para garantir mais tranquilidade aos transeuntes do local.

Em relação ao mato alto, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que, desde sábado (24), uma equipe de limpeza pública realiza o serviço de capina e roçagem na área do Parque do Bom Menino.

MAIS PROBLEMAS

Além do mato alto e árvores sem poda, o parque apresenta problemas como pichações, alambrados da quadra e Ginásio Tião depredados e estruturas da academia ao ar livre quebradas. O bebedouro do local também está em péssimas condições de conservação. Limo e ferrugem tomam conta da estrutura de metal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.