Surdez

Professora-doutora PhD Ronice Muller de Quadros está em Imperatriz para ministrar palestra sobre Libas

O Centro de Ensino Governador Archer promove de hoje até dia 28 a culminância do Projeto de Extensão: Inclusão pelas Libras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

Imperatriz – Será aberto hoje, às 19h30, com a palestra“Políticas Linguísticas e Língua de Sinais”, a ser proferida pela professora-doutora PhD Ronice Muller de Quadros, da Universidade Federal de Santa Catarina, no auditório da Faculdade de Educação Santa Teresinha (FEST), a culminância do Projeto de Extensão: Inclusão pelas Libras (Língua Brasileira dos Sinais).

A coordenação do projeto é do Centro de Ensino Governador Archer, em Imperatriz, sob coordenação da professora-doutora, Diana Barreto. O evento será realizado até o dia 28. O projeto visa proporcionar, dentro da escola, um curso de Libras voltado para a comunidade, ministrado por aluna surda do ensino médio, que atuou como instrutora-aprendiz garantindo-lhe, além da bolsa de estudos, vivência como Instrutora da língua de sinais. Já para os participantes da comunidade, houve a possibilidade de atuarem como intérpretes. O curso foi de 120 horas e teve duração de seis meses.

Nos dias 27 e 28 de maio serão ministrados, também pela convidada dois minicursos, para maior garantia de respaldo na formação dos educandos surdos do Ensino Médio do CE Governador Archer, sendo extensivo aos demais inscritos e acontecerão nas dependências da própria Escola .

Ronice - Graduada em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul, com mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com estágio na University of Connecticut, Ronice Muller de Quadros, atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina.

A professora é pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq), coordenadora do Curso de Letras Língua Brasileira de Sinais, membro editorial dos periódicos: Espaço (INES), Ponto de Vista (UFSC) e Sign Language & Linguistics.

Ronice de Quadros tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Psicolingüística, atuando principalmente nos temas: língua de sinais brasileira, aquisição da língua de sinais, educação de surdos e tradução e interpretação de língua de sinais. A professora-doutora é filha de pais surdos e tem uma irmã, Renate, que também é ouvinte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.